Todos os servidores da Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú (Sectur), desde a limpeza até a direção, participaram de um famtour de capacitação esta semana (9 e 10), com objetivo de visitar os atrativos que são frequentados por turistas e desta forma, fortalecer a hospitalidade pública e também qualificar estes profissionais.
O diretor geral de Turismo, Laurindo Ramos, disse que esta foi uma das ações mais simbólicas desses primeiros 100 dias da gestão Juliana Pavan, porque ‘o turismo precisa começar de dentro pra fora’.
“Foi a primeira vez que a Secretaria fez essa capacitação, conduzida pela nossa própria equipe, com planejamento da Diretoria de Marketing e apoio dos atrativos parceiros. A ideia nasceu dentro da equipe, a partir de uma provocação da nossa coordenadora de eventos, Bruna Schmitt. Quando ela trouxe a proposta, vimos que se encaixava perfeitamente nas diretrizes do Plano Municipal de Turismo. Estruturamos juntos e realizamos. O mérito é coletivo, foi uma entrega construída com sensibilidade, técnica e propósito”, disse Laurindo.

O secretário de Turismo, Evandro Neiva destacou os empreendimentos turísticos que entenderam a importância desta ação e se tornaram parceiros.
“Nenhum serviço parou, nenhum centavo foi gasto, todos saímos ganhando. O turismo público de qualidade é construído assim”, afirmou Neiva.
O famtour, que significa Familiarization Tour (viagem de familiarização), é uma prática reconhecida internacionalmente no setor de turismo como uma ferramenta de capacitação. Durante o evento, os profissionais puderam conhecer de perto os principais atrativos turísticos da cidade, com o objetivo de garantir que cada servidor, independentemente de sua função ou vínculo, esteja preparado para acolher, orientar e representar Balneário Camboriú com empatia, precisão e conhecimento.
Os atrativos turísticos do Grupo Oceanic (Aventura Jurássica, Oceanic Aquarium, Classic Car Show, Aventura Pirata, Cinema 3D e Space Adventure) aderiram voluntariamente à iniciativa, oferecendo acesso gratuito com condução guiada.
O ex-secretário de Turismo, Thiago Velasques, gerente comercial do Grupo Oceanic, disse que essa parceria reafirma o compromisso coletivo em qualificar ainda mais o destino turístico de Balneário Camboriú.

“É importante não apenas para o Grupo Oceanic, mas também para a cidade que os servidores da Sectur conheçam as atrações, como elas funcionam e a movimentação de turistas que os atrativos trazem para cá. Essa aproximação é extremamente importante, só tende a somar para o turismo do município. O Grupo Oceanic é parceiro e sempre estará à disposição para esse tipo de ação e capacitação”, disse.
O famtour está alinhado ao programa Visite BC, promovido pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, com o apoio da Secretaria de Turismo. Enquanto o Visite BC leva Balneário Camboriú ao mundo, o famtour assegura que os visitantes sejam bem acolhidos ao chegarem à cidade.
A ação é respaldada pelas seguintes legislações municipais:
- Lei nº 4.224/2018, que aprova o Plano Municipal de Turismo, com foco na qualificação profissional e na valorização da experiência turística como política pública.
- Lei nº 1.361/1994, que institui o Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR), instrumento de apoio a ações estruturantes do setor.
100 dias
O FamTour fez parte de uma série de ações estruturantes da Sectur nos 100 dias de gestão:
- A reorganização e informatização dos Postos de Informação Turística (PITs), com novos equipamentos (alguns já chegaram outros estão chegando) e foco em inteligência de dados (em estudo pela empresa EPublica- Prazo 18/06 para apresentarem o novo módulo);
- A reestruturação da sinalização interpretativa da cidade (projeto em andamento com novas placas de sinalização turística – 49% concluído);
- O fortalecimento do calendário oficial com eventos estratégicos que movimentam a economia e valorizam o destino;
- E o aprofundamento do diálogo institucional com o Convention, rede hoteleira, guias e demais agentes do trade.