- Publicidade -
- Publicidade -
22.5 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Um destino de férias imperdível

Já se passou metade do calendário, as férias de inverno estão chegando e o nosso país aparece sempre como um destino ideal com sua mistura perfeita de natureza, descontração e cultura o ano inteiro. É só escolher, pensar no aluguel de um carro, e pronto. Pode ser a região das serras e cânions, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina; os Lençóis Maranhenses, com suas belas lagoas; o Pantanal, em plena estação seca nesta época; Fernando de Noronha, e suas praias que começam a apresentar a cor turquesa que as tornou famosas, ou a região das Cidades Históricas, em Minas Gerais.

Se a ideia é optar por um destino tranquilo, mas cheio de vida, Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, é perfeito. Cercada por montanhas, com a famosa Lagoa da Pampulha e o Conjunto Arquitetônico do mesmo nome, deslumbra com seu telhado ondulado projetado pelo grande arquiteto Oscar Niemeyer. O aluguel de carros em Belo Horizonte resulta ótimo para percorrê-la a vontade e assim não deixar nenhum canto sem visitar.

Que fazer lá

Belo Horizonte começou a ser construída em 1894, sendo a primeira capital a ser planejada do Brasil. Isto fica evidente andando pelo centro e vendo suas ruas bem definidas, com peculiares travessas que começam na Praça Raul Soares. Uma visita ao Mercado Municipal, pertinho daí, não pode ficar fora para encontrar queijos, condimentos e outros itens típicos. O principal centro cultural é a Praça da Liberdade, cercada por prédios imponentes, museus, praças e igrejas impressionantes. Os prédios ao redor da praça fazem parte do Circuito Liberdade, como o Museu das Minas e do Metal, que tem salas interativas com o tema principal dos minerais encontrados na região; o Memorial Minas Gerais Vale; o Centro Cultural Banco do Brasil ou o Palácio da Liberdade, uma construção destinada a ser a sede do governo local que se tornou numa joia arquitetônica. Os ingressos são gratuitos, embora para alguns seja preciso agendar a visita online. Com 17,8 km que misturam natureza e cultura, a belíssima lagoa da Pampulha conta, nas suas proximidades, com locais fantásticos como o Museu de Arte da Pampulha que oferece exposições e jardins que exibem esculturas.

- Publicidade -

A cidade dos barzinhos

Belo Horizonte é a cidade brasileira com mais bares. Não importa onde estiver, sempre haverá um bar por perto para experimentar desde cervejas e cachaças até drinks mais exclusivos. O bairro do Savassi, próximo ao centro, é um com a maior concentração de bares,e ao seu redor existem bons hotéis e um bonito shopping. Outro ponto a favor do bairro é que ele está localizado nas proximidades de um dos principais pontos culturais do destino.

Como o carnaval, mais no inverno

Animadas e concorridas, as festas juninas chegaram ao Brasil com a colonização portuguesa com uma conotação religiosa em homenagem a São João e Santo Antônio. Grandes ou menores, as festas são uma tradição que pode ser desfrutada em todo o país, desde o Maranhão, São Paulo ou Belo Horizonte. As comemorações, que duram os meses de junho e julho, têm as tradicionais quadrilhas no ritmo do forró, gênero musical e dança  declarado patrimônio cultural do Brasil. Em Belo Horizonte é celebrado um arraial -do mesmo nome- que é um dos pontos altos onde se disputa o título de melhor quadrilha.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -