Um estudo sobre a demanda turística em Santa Catarina, com objetivo de descobrir o perfil dos turistas que visitam o estado, bem como avaliar a qualidade dos serviços, infraestrutura e hábitos de consumo em diversas épocas do ano, será feita pela Univali, a partir da próxima quarta-feira (15).
A iniciativa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur).
O diagnóstico vai abranger 13 regiões turísticas do estado que serão contempladas em uma única pesquisa.
A coleta de dados será realizada com o uso de beacons espalhados em diversos destinos e atrativos.
Também está previsto o monitoramento de telefonia móvel para compreender melhor o fluxo da demanda no estado.
O trabalho segue até agosto de 2022.
Além dos pontos de coleta de dados espalhados pelo estado também é possível participar via internet. A pesquisa on-line faz parte da primeira etapa do projeto e pode ser acessada aqui. O questionário sobre os hábitos de viagem dos catarinenses é simples, rápido e fácil de responder.
O professor responsável pela pesquisa, Francisco Antônio dos Anjos, disse que este é o maior projeto de pesquisa turística já realizado em Santa Catarina.
“Com o apoio de pesquisadores de instituições parceiras teremos dados que irão direcionar as políticas públicas para o setor de turismo, qualificando, quantificando e traçando o perfil dos visitantes. É um trabalho amplo e desafiador que deve beneficiar todo o trade turístico do estado”, adiantou.