- Publicidade -
19.6 C
Balneário Camboriú

Abertas inscrições para oficinas do IV Percussão em Foco

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Estão abertas as inscrições para as oficinas do IV Percussão em Foco. Neste ano, serão oferecidas gratuitamente quatro masterclasses e um painel, totalmente on-line, para percussionistas, bateristas e interessados no assunto. O evento, que ocorre de 7 a 11 de fevereiro, conta com músicos renomados na programação: Edu Ribeiro, Simone Soul, Marcos Suzano, Quinteto Demolição, entre outros. 

A iniciativa foi viabilizada pela Lei Emergencial Aldir Blanc, por meio de edital da Fundação Cultural de Itajaí.

- Publicidade -

O IV Percussão em Foco tem como objetivo promover a formação didática e o intercâmbio de conhecimentos por meio de masterclasses. Em 2021, as oficinas vão abordar os temas: Percussão Mundana; Pandeiro Moderno; Bateria Brasileira; e Percussão Popular e Orquestral. As inscrições devem ser feitas com antecedência por meio de formulário on-line (clique aqui: https://url.gratis/jPfOZ). As vagas são limitadas.

“Estamos na quarta edição deste evento, que é muito importante para área rítmica e da percussão em Itajaí e Santa Catarina. Temos grandes festivais na cidade, mas o Percussão em Foco se destaca por ser específico para essa área, abordando a formação e também a fruição musical. Nesta edição, devido à pandemia, adotamos o formato on-line para as oficinas, mantendo a qualidade na programação com grandes nomes e ampliando a possibilidade de participação no evento”, destaca Mário Nascimento Junior, organizador do Percussão em Foco.

Programação

A abertura do IV Percussão em Foco será no dia 7 de fevereiro, às 19h, com o painel educativo “Percussivo Catarinense”. 

A intenção é debater o ensino de percussão e bateria em Santa Catarina, bem como as dificuldades e inovações educacionais que ocorreram durante a pandemia de Covid-19. O painel terá participação dos músicos André Steuernagel (Joinville-SC), Éder Medeiros (Tubarão-SC), Jeison Coelho (Indaial-SC), João Paulo de Souza (Blumenau-SC), Rafael Bastos (Florianópolis-SC) e mediação de Willian Goe (Itajaí-SC). 

- Publicidade -

A transmissão será pelo canal do YouTube da Café Maestro Produções (youtube.com/cafemaestroproducoes) e é aberta a toda comunidade.

De 8 a 11 de fevereiro ocorrem as oficinas gratuitas da programação. Cada aula terá em média 1h30 de duração e será transmitida pela plataforma Zoom apenas para inscritos. Confira:

8/02 – 15h – Percussão Mundana

Abordagem: Elementos rítmicos mundiais e aplicação na música popular

Ministrante: Simone Soul (SP) – Renomada baterista e percussionista brasileira, já tocou com grandes músicos do país, como Zeca Baleiro, Zélia Duncan, Os Mutantes e Chico Cesar, com quem trabalha há 25 anos. Gravou diversos álbuns musicais ao longo da carreira e há mais de 10 anos ministra workshops sobre ritmos brasileiros na Europa. Há 5 anos Simone também participa do World Music Drum Camp Festival em Suffolk, na Inglaterra.

09/02 – 19h – Pandeiro Moderno

Abordagem: Técnicas e sonoridades

Ministrante: Marcos Suzano (RJ) – Marcos Suzano começou a batucar com 13 anos de idade nas ruas de Copacabana (RJ). Desenvolveu o som que se conhece hoje como “O Som do Suzano” e criou uma técnica inovadora de tocar pandeiro, chamada “Técnica Invertida”, começando a levada com a ponta dos dedos. Formou mais de 800 alunos somente no Japão e tem uma trajetória importante com grandes nomes.

10/02 – 19h – Bateria Brasileira

Abordagem: Improvisação e composição para bateria

Ministrante: Edu Ribeiro (SP) – Músico, baterista, compositor e professor, conta com 2 premiações no Grammy Awards. Também trabalhou ao lado de alguns dos mais importantes nomes da música brasileira e se apresentou nos 5 continentes, nos principais teatros e festivais do mundo.

11/02 – 19h – Percussão Popular e Orquestral

Abordagem: Percussão Popular e Orquestral em diversos repertórios

Ministrante: Quinteto Demolição (SC) – Os bateristas e percussionistas Rodrigo Paiva, Cristiano Forte, Marcio Bicaco, Ginho Bernardes e André FM compõe o quinteto. Com ampla experiência na área musical e da educação, os músicos se destacam no cenário catarinense.

Texto: Maikeli Alves

- Publicidade -

Jornal Página 3 nas redes

39,752FãsCurtir
18,100SeguidoresSeguir
6,510SeguidoresSeguir
12,000InscritosInscrever
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -