- Publicidade -
- Publicidade -
17 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Abertas inscrições para segunda edição do Prêmio Literário Sesc Criança

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do ‘Prêmio Literário Sesc Criança’, para estimular a produção literária de autores catarinenses, voltada ao público infantil. O Sesc SC abriu inscrições durante a programação de lançamento do livro ‘O rio’, narrativa vencedora da primeira edição.

De 29 de abril até às 8h do dia 12 de junho de 2022, os escritores interessados, de qualquer idade, podem enviar uma obra inédita (não publicada), seguindo as orientações do regulamento. 

- Publicidade -

O vencedor terá seu livro publicado, com tiragem inicial de três mil exemplares, bem como o pagamento dos direitos autorais no valor de cinco mil reais.

Além de oferecer uma oportunidade aos escritores do Estado, o prêmio evidencia a importância da leitura desde a primeira infância e amplia o acesso ao livro e à leitura. 

“A oferta de literatura de qualidade para as crianças é a possibilidade de contato com narrativa instigadora do imaginário, de encantamento com a ilustração inventiva e de saborear o fabulário catarinense. O prêmio almeja descobrir narrativa que contribua com a aprendizagem e o prazer estético das crianças”, disse o gerente de Educação e Cultura do Sesc-SC, Valdemir Klamt.

Como participar

Autores de qualquer idade, nascidos ou residentes há mais de dois anos em Santa Catarina podem participar. 

- Publicidade -

Para efetuar a inscrição, é necessário ler o Regulamento do Prêmio Literário Sesc Criança, preencher o formulário com os dados pessoais e de contato, e anexar o texto com tema de livre escolha, no gênero narrativo (prosa) em língua portuguesa, sem ilustrações e adequado ao público infantil (até 12 anos), no que ser refere à linguagem e conteúdo.

As inscrições gratuitas serão validadas conforme regras do regulamento e a seleção será feita por comissão julgadora, composta por membros de notório conhecimento no campo literário. 

Os critérios para análise das obras inscritas são: a originalidade do texto, o uso do padrão culto da língua portuguesa, o teor artístico e adequação ao público-alvo. 

- Publicidade -

A obra premiada será editada pelo Sesc Santa Catarina e publicada em data a ser divulgada pela instituição.

Resultado da 1ª edição

A primeira edição do Prêmio foi lançada no final de 2019 e recebeu 246 inscrições de escritores de todas as regiões do Estado. 

O texto ‘O rio’ foi selecionado por uma comissão julgadora composta por: Eliane Debus, Denise Guilherme Viotto, e Guilherme Karsten.

O texto escrito por Pedro Cunha ganhou forma de livro com a ilustração da artista visual Flávia Arruda e edição do Sesc-SC. A publicação pode ser conferida no linktr.ee/livrorio, e conta com versões impressa, digital, áudio com e leitura completa e vídeos narrados em português e em Libras.

Para lançar e divulgar o livro, a instituição realizou o projeto “Biblioteca Inquieta: Navegue pelas águas de O rio”, com uma ampla programação presencial e on-line entre os dias 25 e 29 de abril.

Estão disponíveis no YouTube Sesc-SC as lives de bate-papo com os autores Pedro Cunha e Flávia Arruda, mediado por e Eliane Debus, professora, escritora e pesquisadora de literatura infantil; e a oficina de mediação do livro “O rio” conduzida pela Doutora em Educação e pesquisadora de literatura infantil Maria Laura Pozzobon Spengler.

- Publicidade -
spot_imgspot_img
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
%d blogueiros gostam disto: