Peças do acervo da Modateca, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali/Balneário Camboriú), fazem parte do documentário e exposição “Costurando Memórias: Uma história dos alfaiates brusquenses”.
O filme de média-metragem será exibido ao público pela primeira vez na quinta-feira (20), às 19h, no Museu Casa de Brusque.
O evento é gratuito e também marca a abertura da exposição, de mesmo nome, que poderá ser prestigiada no espaço até 10 de maio.
As peças exibidas no documentário poderão ser vistas de perto, entre elas, o acervo cedido pela Modateca da Univali, que conta com itens raros como paletós da década de 1950 e camisas confeccionadas pela antiga alfaiataria Krieger que, posteriormente, viria a tornar-se uma indústria de confecção.
O coordenador do curso de Design de Moda da Univali, professor Renato Riffel, disse que o objetivo do projeto é oferecer uma imersão na história e memória da alfaiataria local e refletir sobre a transformação da profissão ao longo do tempo.
O docente, que também é um dos diretores responsáveis pela direção, pesquisa e roteiro do documentário, afirma que o filme reúne documentos, anúncios de jornais, fotografias e entrevistas, cobrindo um percurso histórico que vai desde a fundação da cidade, em 1860, até o momento em que a profissão entra em declínio, após o desenvolvimento da indústria da confecção.
A exposição, segundo Riffel, visa ampliar o olhar sobre o tema.
“A mostra apresenta objetos, registros históricos e outros elementos que ajudam a relembrar a relação da cidade com a profissão ao longo dos anos.”, adianta.
Incentivos
O documentário, que tem produção da Fábrica da Memória, recebeu incentivos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal (Edital 003/2023 FCB – Lei Paulo Gustavo Audiovisuais). A iniciativa foi operacionalizada pela Prefeitura Municipal de Brusque, por meio da Fundação Cultural do Município.
A exposição foi realizada com recursos do projeto cultural “Preservação e Difusão do Acervo do Museu Casa de Brusque (1046/2024)”, viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina, com patrocínio das empresas Celesc, Havan e ZEN S/A.
Mais sobre a Modateca da Univali
A Modateca é um dos laboratórios vinculado ao curso de Design de Moda da Univali, oferecido no campus Balneário Camboriú, e funciona como acervo para pesquisas na área de moda.
O laboratório possui dois ambientes. Um deles fica anexo à Biblioteca Comunitária do campus Balneário Camboriú. Este espaço é destinado para expor as peças de doação de empresas e estilistas, significativos no cenário de moda. O outro espaço fica no Bloco 4 (2º andar), sendo destinado ao arquivo das peças, oferecendo aos alunos a oportunidade de pesquisa e contato com objetos históricos de moda.
Ambos os espaços são abertos à comunidade e visam servir como ambientes de visitação para outras instituições e referências em termos de consulta sobre história da moda.
O contato com a Modateca da Univali pode ser feito pelo e-mail: [email protected]