- Publicidade -
21.7 C
Balneário Camboriú

Alunos da APAE estão produzindo livro digital e audiolivro, que será lançado em dezembro

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Os alunos da APAE de Balneário Camboriú, que acumula 36 anos de história, estão produzindo um livro digital e audiolivro, através do projeto Histórias Especiais, que integra a LIC e é coordenado pelo professor Luciano Candemil. O livro será lançado em dezembro deste ano. 

A contadora de historias Bel Bandeira (Divulgação/APAE/BC)

A diretoria da associação propôs aos seus alunos, neste ano, um projeto que tem as artes como palco para novos aprendizados, trata-se do Livro digital e Audiolivro: Histórias Especiais, evidenciando a produção de conteúdo artístico, a partir de vivências criativas de educação e estimulação. 

O coordenador do projeto, professor Luciano Candemil, explica que esta proposta não busca tratar o aluno com deficiência como um ser dissociado da produção cultural da cidade e sim como ser criativo e competente. 

Os alunos participaram de oficina de estimulação de narração, que os instigou e investigou narrativas nascidas das mentes deles. A partir de leituras e contação de histórias, jogos criativos, momentos de livre expressão, por meio da palavra falada, escrita, de símbolos, sons ou desenhos, criaram narrativas autorais, mediadas pela contadora de histórias e multiartista Bel Bandeira. 

- Publicidade -

O objetivo do projeto é estabelecer um processo criativo entre artistas de diferentes linguagens e alunos com deficiência (transtornos cognitivos ou intelectuais), para a produção do livro ‘Histórias Especiais’, que terá versão digital, em Audiolivro e outra em vídeo com tradução em libras, que será oferecido para a comunidade em geral. 

O livro será composto por seis histórias e seis ilustrações desenvolvidas por alunos da APAE de Balneário Camboriú. 

A coordenação priorizou conteúdos com maior ‘potência artística’, sob o aspecto da poética. 

- Publicidade -

Neste momento, as histórias estão sendo finalizadas e a expectativa é publicar o livro no mês de dezembro deste ano, em um evento com a participação da comunidade, seja online ou presencial.

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -