A tradicional marcha dos cães de Balneário Camboriú está prevista para acontecer neste domingo (23), após ser adiada duas vezes. A concentração para o passeio dos pets com seus tutores será no Memorial Jesse & Shurastey (localizado no elevado da Quarta Avenida). Até o ano passado, a Cãominhada tinha concentração na Praça Almirante Tamandaré e seguia pelas avenidas Atlântica e Brasil. Em caso de chuva, a Cãominhada será remarcada (como já ocorreu duas vezes – o evento deveria acontecer em 08/07, foi remarcado para 22/07 e será então neste domingo, 23/07).
A 13ª Cãominhada começa às 9h, com 352 pets de Balneário inscritos de forma online (uma novidade deste ano – as inscrições encerraram na quarta, dia 19).
O Memorial Jesse & Shurastey que homenageia a dupla que morreu em acidente de carro nos Estados Unidos em maio/2022), foi inaugurado em outubro daquele ano, na área de lazer no entorno do elevado da Quarta Avenida.
A caminhada dos pets e tutores partirá do Memorial em direção à Rua 200, passando ao lado da quadra esportiva, subindo o elevado da Quarta Avenida (na direção oposta ao sentido do trânsito) e descendo pela Rua África do Sul, retornando ao Memorial.
Os tutores precisam ficar atentos ao bem-estar do animal, dando água, e são responsáveis por recolher as fezes na rua. Os pets devem ser conduzidos em guias.
Agentes de trânsito estarão fazendo a escolta em meia pista em todo o percurso.
Animais inscritos vão concorrer a sorteios e disputar concurso durante o evento.
A Cãominhada vai premiar os pets nas categorias Melhor Fantasia, Melhor Fantasia Feita Manualmente, Menor e Maior Porte e Nome mais Criativo. Os vencedores receberão medalhas-biscoitos e haverá também sorteio de brindes fornecidos por apoiadores credenciados.
Amor pelos Animais
Como o tema desta edição é “Amor pelos Animais”, serão abordados assuntos como adoção responsável, adestramento e cuidados com saúde do pet.
A marcha canina faz parte da programação de aniversário de Balneário Camboriú e visa conscientizar a população sobre a importância da castração, vacinação, adestramento, combate aos maus-tratos, recolhimento de fezes em vias públicas, uso de focinheiras em animais com alto grau de periculosidade e proibição de permanência em determinados locais, como todas as praias da cidade.
Coleta de tampinhas plásticas
Durante a Cãominhada, haverá um ponto de coleta de tampinhas plásticas, em parceria com o Projeto Pet Friend, liderado pelo Programa Terra Limpa de Educação Ambiental, coordenados pelas secretarias do Meio Ambiente e de Educação. As tampinhas arrecadadas vão ser vendidas posteriormente. O dinheiro é repassado ao COMPA (Conselho Municipal de Proteção Animal), que o aplica conforme a necessidade.