- Publicidade -
- Publicidade -
15.6 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

ArthouseBC realiza Mostra Agnès Varda em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Abertura será nesta quinta-feira (9) com Barbara Sturm, diretora de conteúdo da Elo Company

O filme ‘Sem Teto, Nem Lei’ e uma apresentação de Bárbara Sturm, diretora de conteúdo da Elo Studios e criadora do Selo Elas, abrem a programação da Mostra Agnès Varda, uma homenagem da ArthouseBC, pelo Dia Internacional da Mulher, nesta quinta-feira (9), às 21h.

Bárbara Sturm (Divulgação/ArthouseBC)

Bárbara apresentará a pesquisa realizada para construção do selo (uma iniciativa para fomento a longas dirigidos por mulheres) com dados do lugar da mulher em frente e atrás das câmeras no Brasil e no mundo, e como o projeto foi constituído e seus resultados. 

As outras duas sessões da Mostra acontecem na sexta-feira (10) e no sábado (11), às 21h.

- Publicidade -

Agnès Varda

Foi uma cineasta e fotógrafa belga, radicada na França, nome fundamental da nouvelle vague, foi uma profissional influente na ficção e no documentário. 

Foi a única mulher a ganhar a Palma de Ouro honorária e a primeira diretora a ganhar o Oscar pelo conjunto da obra. Estes são apenas algumas das muitas formas para valorizar a carreira de Agnès Varda (1928-2019).

Leia também: Morre Agnès Varda, cineasta influente e pioneira da nouvelle vague (clique aqui)

Vídeo: Veja o discurso de Agnès Varda ao receber o Oscar honorário – na íntegra e com tradução

Mas o que poderíamos fazer de melhor que não fosse apresentar um pouco de seus próprios filmes? Uma bela porta de entrada para quem quer conhecer a obra de uma das mais importantes artistas da história do cinema.

Selo Elas

Bárbara Sturm vai falar sobre a motivação e a importância do Selo Elas, que investe na presença da mulher nas produções de filmes, como protagonistas.

Atualmente, apenas 19% dos filmes brasileiros lançados comercialmente são dirigidos por mulheres. Queremos mulheres protagonistas e melhor representadas nas telas. Neste selo especial, a ELO fomenta a produção de filmes dirigidos por mulheres no Brasil, sugere a criadora do Selo.

- Publicidade -

Além do trabalho estratégico da Elo Company como distribuidora dos filmes selecionados no selo, foi formado um grupo de consultores experts da indústria audiovisual (nas áreas executiva, artística e jurídica), que contribuem voluntariamente com as realizadoras através de seus projetos, trazendo observações voltadas ao potencial comercial e posicionamento de mercado de cada filme, visando impulsionar os resultados nas diferentes mídias no Brasil e no mercado internacional.

Elo Studios

A Elo Studios trabalha como agente de vendas e distribuidor no Brasil, com um catálogo 100% brasileiro de filmes e séries de todos os gêneros para licenciamento em cinemas, televisão, vídeo sob demanda e companhias aéreas, com clientes de todo o mundo, incluindo a China.

Foi responsável pela estratégia internacional da animação “O Menino e o Mundo”, que teve forte carreira em festivais e foi vendido para mais de 90 países e indicação ao Oscar em 2016. Também distribuiu o documentário “Espaço Além – Marina Abramovic e o Brasil”, primeiro conteúdo latino-americano Vimeo Original e que teve lançamento em cinema no Brasil, Itália, EUA, Austrália entre outros países.

Em 2018, Elo e Cinemark se uniram e criaram o Projeta às 7, exibição de filmes brasileiros independentes em um circuito fixo de 20 salas em 19 cidades brasileiras. 

Em 2018 também lançou o Selo Elas, de fomento a longas dirigidos por mulheres – com 9 filmes em 2018 e 14 em 2019.

Bárbara Sturm

Atua no mercado de comercialização de filmes desde 2007. Formada em cinema e com pós-graduação em Mobilização Digital, participou dos programas internacionais de especialização em distribuição de filmes: CICAE Training, do Festival de Veneza e Berlinale Talent Campus, do Festival Internacional de Cinema de Berlim. 

Atuou como programadora do Cine Belas Artes por quatro anos e como diretora da distribuidora Pandora Filmes, responsável pela aquisição e estratégia de lançamento no Brasil de 34 filmes brasileiros e internacionais – entre eles Que horas ela volta?, de Anna Muyalert. 

No início de 2017 assumiu como diretora de conteúdo na distribuidora e agente de vendas internacionais Elo Company, onde coordena a aquisição de projetos e filmes e os projetos Projeto às 7 em parceria com Cinemark, e selo Elas – fomento a longas dirigidos por mulheres.

Programação

*Sem Teto, Nem Lei, de Agnes Varda (Drama – 106 min – 14 – França/Reino Unido – 1985)

Dia 9 às 21h

Sinopse: Durante um rigoroso inverno, o corpo de uma jovem é encontrado congelado em um fosso no sul da França. Por meio de flashbacks e entrevistas, o filme revela os eventos que levaram à trágica morte da garota. Ganhador do Leão de Ouro no Festival de Veneza. Estrelado pela atriz Sandrine Bonnaire.

Curiosidades: Festival de Veneza 1985 Leão de Ouro, Prêmio FIPRESCI, Prêmio Ocic César 1986 Melhor Atriz para Sandrine Bonnaire, Indicações Melhor Filme Melhor Diretor Melhor Atriz Coadjuvante – Macha Méril, Los Angeles Film Critics Association Awards 1986 Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Atriz – Sandrine Bonnaire

Trailer:

*Cléo das 5 às 7, de Agnes Varda (Drama – 90 min – 14 anos – França – 1962)

Dia 10 às 21h00

Sinopse: Seriamente preocupada com a possibilidade de ter câncer, a cantora Cléo aguarda o resultado de uma biópsia. Durante duas horas, das cinco da tarde às sete da noite, ela anda pelas ruas de Paris, conversa em cafés e tenta encontrar algum tipo de paz antes de buscar os exames. Estrelado por Corinne Marchand.

Curiosidades: O filme, na verdade, acompanha Cléo das 17:00 às 18:30.

Trailer:

*La Pointe Courte, de Agnes Varda (Drama – 90 min – 12 – França – 1955)

Dia 11 às 21h00

Sinopse: Acompanhe a história de um casal que vai a uma pequena vila de pescadores na França para tentar resolver os problemas de seu casamento deteriorado.

Curiosidade: Este filme é considerado por muitos críticos como o ponto de partida do movimento cinematográfico da Nouvelle Vague francesa.

Trailer:

Serviço

  • Quando: de 9 a 11/3/2023 às 21h
  • Endereço: Arthousebc / Rua São Paulo 581-1 / Bairro dos Estados / Balneário Camboriú
  • Ingresso: R$ 20,00 inteira / R$ 10,00 meia
  • Bilheteria: De terça a domingo das 16:00 às 22:00
  • Informações: www.arthousebc.com

Fonte: Assessoria Arthousebc | Cineramabc Filmes e Produções Artísticas


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -