- Publicidade -
- Publicidade -
17.7 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Balneário Camboriú está entre as 12 cidades catarinenses que assistirão o espetáculo sobre a ativista Malala

Três escolas de Balneário receberão a peça em junho

O espetáculo para infância “A sua voz – Uma peça sobre Malala” será apresentado para alunos de escolas municipais e estaduais em 12 cidades catarinenses, de 23 de maio a 28 de junho. 

Em Balneário Camboriú a peça será apresentada em junho em três escolas: dia 13(segunda), CEM Armando Cesar Ghislandi (apresentações do espetáculo); dia 14 (terça), CEM Vereador Santa (apresentações do espetáculo) e dia 15 (quarta), NEI Bom sucesso (oficinas-contadoras de história).

- Publicidade -

A peça é uma realização do Coletivo Mar Cultural (Florianópolis) que programou 50 sessões gratuitas e 10 oficinas-contadoras de histórias em creches de quatro cidades da circulação para professores e crianças menores. Balneário Camboriú é uma das quatro cidades que receberá as oficinas.

As apresentações iniciam no dia 23 de maio, na cidade de Pinhalzinho.

A peça com direção de Maria Amélia Gimmler e atuação de Raquel Stüpp, passará pelos municípios de Quilombo, Santiago do Sul, Chapecó, Concórdia, Presidente Castelo Branco, Joinville, Itajaí, Balneário Camboriú, São José, Florianópolis e Palhoça.

A estréia

O espetáculo estreou em setembro de 2019 em formato solo, com apresentações em escolas e teatros. Com a chegada da pandemia e a agenda do trabalho cancelada, a atriz Raquel Stüpp e a diretora Maria Amélia Gimmler trabalharam juntas para criar uma versão audiovisual do espetáculo. 

- Publicidade -

Neste formato, foram realizadas diversas apresentações em 2020 e 2021, em escolas, festivais e eventos. 

Agora, com a retomada dos espetáculos presenciais, a peça está de volta em várias cidades de SC.

Mais informações sobre a programação podem ser conferidas pelo Instagram @coletivomarcultural e @asuavozmalala.

Reflexão sobre o direito à educação

- Publicidade -

Por meio de contação da história da vida da corajosa menina paquistanesa Malala, as criadoras do espetáculo convidam o público a presenciar um acontecimento sensível que trata do direito à educação para todos e todas. 

Durante a peça, a atriz busca sempre a interação com as crianças e apresenta personagens, que são montados de forma lúdica na frente do público: a própria Malala, sua tia Najma, seu pai Ziauddin e um homem do Talibã.

O espetáculo, que tem classificação indicativa livre e duração de 35 minutos, será apresentado para crianças de 6 a 12 anos e seus professores. 

O objetivo é fazer com que a história da ativista paquistanesa Malala inspire mais crianças e promova uma reflexão sobre a importância da educação e da equidade.

Oficinas

Além destas apresentações, serão realizadas 10 oficinas-contadoras de história em creches de quatro cidades da circulação como contrapartida cultural do projeto: Quilombo, Presidente Castello Branco, Balneário Camboriú e Florianópolis. 

O público-alvo destas atividades são professores e crianças de 3 a 5 anos, como forma de potencializar a abrangência do projeto e a formação de plateia infantil desde a mais tenra idade, além de inspirar e instrumentalizar os docentes para desdobrarem a atividade de contação de história em sala de aula.

“A lei federal e o patrocínio cultural que viabilizaram esta iniciativa são fundamentais para difundir os valores de democratização e descentralização do acesso à arte e à cultura. O incentivo também nos permitirá levar o teatro e as oficinas culturais para escolas e creches públicas, de forma totalmente gratuita, podendo ir além das regiões dos grandes centros”, destaca Marina Monteiro, uma das coordenadoras do projeto.

O projeto de circulação do espetáculo para infância “A sua voz – Uma peça sobre Malala” é aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Fort Atacadista e Celesc. A realização é do Coletivo Mar Cultural, Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo.

Texto: Karoline Gonçalves/Maikeli Alves

- Publicidade -
spot_imgspot_img
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
%d blogueiros gostam disto: