- Publicidade -
- Publicidade -
26.7 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Balneário Camboriú terá o graffiti mais alto do mundo, em lateral do edifício Cosmos

O mural tem apoio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú e da construtora Embraed, através do projeto #cidadeincomparável

O artista macaense Marlon Muk está pintando em Balneário Camboriú o graffiti que será o mais alto do mundo, com apoio do movimento Open Street Gallery. 

O mural a céu aberto está sendo pintado na lateral do edifício Cosmos, de 34 andares, na Avenida Atlântica. Ele terá 111,77m de altura por 5,54m de largura, ou seja, 619,20m², superando o atual mais alto do mundo, assinado pelo artista alemão Mirko Raisser, pintado no Canadá em 95m de altura.

Marlon, que é um renomado muralista do Brasil, tendo estilizado cidades nos quatro cantos do país, contou ao Página 3 que já acompanhava o trabalho da Open Street Gallery, em Balneário Camboriú e em 2022, quando estava pintando um boeing em Barra do Piraí, no RJ, recebeu ajuda do movimento de Balneário. 

- Publicidade -

“A primeira vez que estamos nos vendo pessoalmente é agora. Já no início deste ano, eles me convidaram para vir fazer o mural, quando começamos a discutir a ideia da pintura, me pediram para apresentar cinco propostas, e então eu entendi que eu seria responsável, e aceitei na hora. Até então a gente não sabia que seria o mural mais alto do mundo, mas começamos a pesquisar e agora podemos dizer com certeza que será [o mais alto]”, explicou.

O artista apresentou as cinco propostas para a Embraed e os moradores do edifício Cosmos também puderam votar. 

A escolhida foi uma que une o sol, que dá a tonalidade a todo o mural, com seus raios que permeiam as folhas de uma Costela de Adão, planta escolhida pela sua simetria e significados – segundo a filosofia chinesa, a Costela de Adão é uma planta capaz de atrair boa sorte para os ambientes onde é inserida. 

Divulgação/Open Street Gallery

“Começamos a pintar no último dia 17. A folhagem que me inspira eu fotografei no quintal da minha mãe. Busquei conversar com Deus, pedi orientação e direção, pois queria algo plural, que os moradores e a cidade se identificassem, algo que fizesse parte do dia a dia da cidade, e a natureza está muito presente em Balneário”, comentou.

Marlon aproveita para elogiar a decisão da Embraed de investir no mural, pontuando que a arte deixará o prédio mais moderno, e também deixa um legado para a cidade, sendo algo diferenciado. 

Divulgação/Open Street Gallery

“É uma atitude plausível e que muitas construtoras deveriam seguir, porque é muito inovador. Estou contando com a ajuda do pessoal da Open Street para finalizar o mural, com uma equipe bem alinhada. Todos estão sabendo do processo que está sendo realizado, todos estão bem sincronizados e felizes, entendendo a importância da obra para Balneário e para o mundo. A expectativa era finalizar até segunda-feira (27), mas dependemos das condições climáticas. Também estamos fazendo constantes vistorias, pois a segurança é primordial para todos nós, artistas, e para a construtora”, completou.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -