- Publicidade -
- Publicidade -
15.1 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Claudia Matarazzo lança livro sobre culinária nesta terça em Balneário Camboriú

Obra tem participação da empreendedora de Itajaí, Renata Kauling 

A jornalista, escritora e apresentadora Claudia Matarazzo lançará em Balneário Camboriú, nesta terça (7), o livro ‘Mesa Brasileira: guia para servir e degustar nossa comida regional’, assinado em parceria com a empreendedora Renata Kauling.

A obra promete ser ‘uma viagem pela culinária nacional’, mas também sobre etiqueta à mesa, especialidade tanto de Claudia, quanto de Renata.

- Publicidade -

O lançamento será às 19h, no Balneário Shopping.

Na ocasião haverá uma conversa entre as autoras e o público, para marcar o lançamento, seguido por uma noite de autógrafos. 

A obra

Especialista em mesa posta, a relações públicas Renata, entrou para este universo da etiqueta à mesa há três anos, quando procurou cursos sobre etiqueta e esbarrou na falta de informações sobre como comer a comida brasileira. 

“As informações se limitavam à cultura americana, ou europeia e senti falta de dicas para o Brasil, uma vez que nossa culinária é única e merecia um capítulo sobre isso”, pontuou. 

- Publicidade -

Foi assim que surgiu o primeiro contato com a Claudia Matarazzo.

“Procurei a Claudia para me passar informações sobre etiqueta à mesa e como servir e comer as comidas brasileiras, e nem mesmo ela sabia a respeito, mas alinhamos a possibilidade de aprofundar o tema. Três meses depois nos encontramos em Curitiba e a ideia amadureceu. Levei uma pesquisa prévia sobre o tema e a Claudia sugeriu que isso se tornasse um livro. Assim surgiu a obra ‘Mesa Brasileira: guia para servir e degustar nossa comida regional’”, explicou Renata.

O livro é um lançamento da Editora Senac São Paulo e tem como objetivo enaltecer a gastronomia brasileira. 

- Publicidade -

A obra apresenta ingredientes, receitas e pratos do Brasil que merecem ser valorizados. 

O texto discorre sobre o mix de influências (europeias, africanas e indígenas) que, ao longo dos séculos, resultou em uma ‘etiqueta brasileira’ – sendo diferente em cada região, pois há peculiaridades na maneira de cozinhar, servir e comer nos cinco cantos do país. 

Muito além de um livro de receitas, Claudia e Renata buscaram contextualizar cada prato e contaram com a ajuda do chef, professor e pesquisador Carlos Manoel Almeida Ribeiro, com histórias do período colonial e do Império, com curiosidades sobre o que se comia na época até chegar na atualidade, com itens que compõem os pratos de cada região do Brasil, com participação de chefs renomados que representam as regiões e ainda compartilham sugestão de cardápio.

- Publicidade -
spot_imgspot_img
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
%d blogueiros gostam disto: