- Publicidade -
- Publicidade -
13.1 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Com o metro quadrado mais caro do país, arquitetura e decoração de Balneário Camboriú estão em alta

Levantamento realizado recentemente pelo Índice FipeZap, em 50 cidades brasileiras, revelou que Balneário Camboriú possui atualmente o metro quadrado mais valorizado na média de venda de imóveis residenciais, com um preço de R$ 9.888/m².

Neste cenário, clientes exigem dos profissionais as principais tendências em decoração e cada vez mais empresas vão surgindo, especialmente na área da arquitetura e design.

A pia de Kim Kardashian gerou curiosidade por ser aparentemente um balcão reto  (Divulgação/Instagram Kim Kardashian)
- Publicidade -

Com a internet, referências de sites como Pinterest ou ainda pelo Instagram, aproximam os clientes de decorações ‘desejáveis’, a exemplo do que aconteceu com a pia da socialite Kim Kardashian, feita pelo arquiteto Axel Vervoordt, que gerou curiosidade por dar a impressão de ser apenas um balcão reto e extenso, mas que na realidade possuía um pequeno desnível que permitia que a água não ‘espalhasse’.

Influência da arquitetura

FG – Apartamento decorado do ONE Tower (Foto Fábio Severo)

A arquiteta Camila Brandalise atua na FG Empreendimentos, construtora de Balneário, como gerente de desenvolvimento de produtos. Ela opina que a arquitetura é uma ‘manifestação da arte e da técnica’, que tem como objetivo projetar e desenvolver os espaços.

A arquiteta Camila (Divulgação FG Empreendimentos)

“A sua importância é fundamental e influencia de várias maneiras e nos atinge em diferentes escalas. O entorno, o desenvolvimento de uma sociedade e a experiência do usuário são pontos diretamente influenciados pela arquitetura. Acredito que nos últimos 10 a 15 anos aumentou significativamente a procura por profissionais. As pessoas passaram a compreender que ter um arquiteto desenvolvendo projetos garante melhores resultados – não apenas estéticos, mas também técnicos e de funcionalidade para os ambientes e, consequentemente, para a vida do usuário”, explica.

Mudanças culturais

Camila lembra ainda que aliadas à importância do arquiteto, estão as mudanças globais, como o trabalho home office em larga escala, que exigiu um escritório em boa parte dos lares. 

- Publicidade -

“Naturalmente, as mudanças culturais refletem na arquitetura e em uma sociedade com mais informação e novos hábitos. Felizmente, a procura e valorização do trabalho dos arquitetos teve um aumento. Em um mundo que valoriza cada vez mais as experiências, poder sentir e curtir os espaços é qualidade de vida”, acrescenta.

(Divulgação/FG Empreendimentos)

Arquitetura também tem tendências

Sobre as tendências do mercado, Camila comenta que, a arquitetura como parte do contexto do mundo, acompanha as transformações e, por isso, a profissional entende que existem tendências que surgem, sobretudo com o uso de novos materiais e tecnologias, que agregam novas estéticas e experiências.

- Publicidade -

“Mas acredito que os estilos existem e que estes devem fazer sentido sempre em um contexto de projeto. Cores, materiais, estilos clássicos ou contemporâneos, mobiliário industrial, decoração minimalista. Entendo que qualquer vertente ou diretriz que se adote para um projeto deve estar bem resolvida e coerente com o todo. Isto é arquitetura”, afirma.

Ela citou ainda que no contexto das redes sociais, a arquitetura aproximou o público dos profissionais, com acesso facilitado e rápido a muitas possibilidades. 

“Acho que, quando falamos de arquitetura, quem pode e deve influenciar são os arquitetos. Influenciadores em geral podem talvez contribuir com inspirações ou indicação de um produto em si, ou algo do tipo, mas não entendo como tão significativas no impacto do consumo de arquitetura”, pontua.

(Divulgação/FG Empreendimentos)

FG prioriza a arquitetura em seus arranha-céus

A arquiteta pontua que, atuando na FG, entende que a arquitetura sempre é o destaque, já que é ela que o público vê quando anda pela cidade – não só Balneário, como qualquer outra. 

“Acho que especialmente em Balneário Camboriú, as torres, por sua altura, esbeltez e arquitetura diferenciada, claramente ganham ainda mais destaque na paisagem. Na FG Empreendimentos procuramos sempre trabalhar na arquitetura da fachada, além da estética, a relação dela com a cidade e o espaço. Por exemplo: que cor ficará o céu refletido neste vidro da fachada? O que as pessoas vão ver?  Este é sempre um item que pensamos”, salienta.

Sobre a arquitetura de interiores, Camila analisa que a relação da mesma com o usuário é fundamental e ponto de partida para o desenvolvimento dos projetos. 

“Os espaços são pensados para serem funcionais e aconchegantes, e para privilegiar o convívio dos condôminos. Para nós, o luxo é poder proporcionar e criar espaços diferenciados e que de fato atendam aos usuários, para que, mais que achá-los bonitos, tenham experiências bacanas nos ambientes”, completa.

Empresa que atendeu clientes famosos: “Balneário é vitrine”

Quality Home – Projeto assinado pela Quality Home, empresa de Balneário (piDivulgação)

A Quality Home – Marmoraria e Marcenaria localizada na Avenida Marginal Oeste, no Bairro Nova Esperança, em Balneário, atua há 10 anos no mercado. A empresária Valéria Alcaraz Vieira, sócia da Quality Home, conta que a empresa trabalha com três nichos – residencial, comercial e corporativo. Apesar de atenderem todo o país, as maiores demandas são em Santa Catarina, Curitiba e São Paulo. 

“Na região, Balneário, Itajaí, Itapema e Blumenau, por exemplo, a demanda vem aumentando. Desde o início da pandemia, as pessoas têm priorizado mais o lar, a qualidade, o conforto… e querem algo planejado, bem pensado, exatamente pelo tempo que ficam em casa. Muitas pessoas seguiram no home office, e querem estar em um local adequado e confortável”, salienta.

A empresária Valéria mostra um dos mármores da Quality (Divulgação/Quality Home)

A empresa une tanto a parte de pedras como de móveis planejados, e Valéria pontua que o público tem se mostrado muito exigente, buscando por conceitos exclusivos tanto na parte de móveis quanto nos mármores. 

“São bem seletivos. Por isso, buscamos oferecer tudo na Quality, toda a parte de marcenaria, marmoraria, iluminação também… espelhos, vidros, mesas, toda a parte de metais, cuba, tanque, puxadores acoplados na pedra… tudo. E temos também parceiros que entregam a parte de paisagismo”, pontua.

Pedras também podem ser aplicadas e ‘iluminadas’, como em escadas (Divulgação/Quality Home)

A empresa procura não terceirizar ‘quase nada’ e a exportação é feita diretamente por eles. 

“Um dos sócios é espanhol, ele traz materiais da Europa, sempre procurando por tendências de fora para o mercado brasileiro, que é um público muito antenado nas novidades”, acrescenta.

A empresa já atendeu diversos clientes famosos, como a atriz e apresentadora Karina Bacchi, a dupla Maria Cecília e Rodolfo, e ainda o cantor Zezé Di Camargo e a esposa, Graciele Lacerda, além de já terem atuado também com importação de mármores para construtoras de Balneário. 

(Divulgação/Quality Home)

“Temos parceria com a H.PIO, que é daqui, além da Porto Feliz, de Curitiba, e da Argos, de São Paulo. A arquitetura e decoração hoje está muito versátil, é possível inovar muito. Balneário é vitrine para o Brasil e para o mundo. Consideramos que o fato de sermos daqui é bem importante e estratégico, por isso vemos que precisamos estar sempre um passo à frente e antenados na tecnologia, para acompanhar o crescimento do nosso município também”, completa.

- Publicidade -
spot_imgspot_img
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
%d blogueiros gostam disto: