- Publicidade -
29 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Coro Vozes do Vale canta Gloria de Vivaldi, videomusical será lançado nesta sexta-feira

Pela primeira vez desde a sua criação, o Coro Vozes do Vale apresentará uma obra completa da música clássica. Gloria, uma das peças mais conhecidas e executadas de Antonio Vivaldi, foi a escolhida para ser interpretada pelos coralistas de Itajaí. 

O videomusical que será lançado nesta sexta-feira (3) no canal do YouTube do grupo, foi gravado no Teatro Municipal de Itajaí, com a produção de Café Maestro Produções. 

O projeto é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, com patrocínio da Prefeitura e Fundação Cultural da cidade e Unimed Litoral, além de ter apoio de Dallo Empreendimentos, Grimes Pereira e Casa da Cultura Dide Brandão. 

O Coro Vozes do Vale foi fundado há 27 anos e desde 2014 realiza concertos anuais em homenagem aos principais compositores da música erudita. 

Em 2020, por causa da pandemia de Covid 19, a apresentação anual foi substituída por dois vídeos: interpretação de Lacrimosa (Mozart), exibido em julho, e Adeste Fideles, em dezembro.

Em 2021, com a pandemia controlada, mas ainda presente, o concerto anual foi transformado em um videomusical que trouxe a obra completa Gloria, composta em 1715 pelo professor, violinista, compositor e padre italiano Antonio Vivaldi, que é um dos compositores clássicos mais consagrados do mundo. 

- Publicidade -

Nívea Liberato, presidente do Coro Vozes do Vale, conta que os ensaios pela internet foram particularmente desafiadores e que a gravação do videomusical só foi possível graças aos ensaios ao ar livre, permitidos pela direção da Casa da Cultura Dide Brandão.

“Cantávamos de máscaras e a um metro e meio de distância um dos outros, sempre ao ar livre e muitas vezes no frio, mas ensaiar em grupo foi imprescindível para que o trabalho fosse realizado com sucesso”, explica. 

Ao longo de sua trajetória, o Coro já havia apresentado alguns movimentos da obra de maneira isolada e em concertos separados. Porém, esta foi a primeira vez que o grupo apresentou a obra completa, com os 12 movimentos. 

“É um projeto que desafia o amadurecimento artístico e técnico da interpretação coral sacra erudita”, diz Elaine Calove, produtora executiva do projeto.

A obra marca também a estreia do maestro Fernando De Carli como regente do Vozes do Vale. Ele substitui o maestro Nilton Silva, que faleceu vítima da Covid-19, no primeiro dia de março deste ano.

- Publicidade -

O videomusical completo será lançado nesta sexta-feira (03), às 20 horas, no canal do Coro Vozes do Vale no youtube

Texto: Adelaine Zandonai

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -