O duo de música experimental Sintodrama lançou seu novo trabalho, ODO~, que busca a resposta para uma pergunta: Cheiro tem som? Através desse projeto de pesquisa e composição, foram sintetizados timbres e criadas escalas microtonais a partir de vibrações de moléculas odoríferas.
Além do disco ODO~, que você pode ouvir nas plataformas digitais, o duo disponibiliza o algoritmo para supercollider Odor Molecule Sonification, para síntese sonora a partir de moléculas odoríferas, e também o documentário Sinto Cheiro de Drama, com mais informações sobre o projeto.
O material pode ser acessado no link https://sintodrama.github.io/odo/
O Sintodrama, formado por Filipe Maliska e Kauê Werner, explora diferentes possibilidades sônicas através de processamento de sons acústicos e síntese através de algoritmos.
O duo também costuma realizar trabalhos multimídias, desenvolvendo aplicativos, explorando possibilidades em realidade virtual e cinema, relacionados a conceitos sonoros. Realizou dois Eps no YouTube, Ao vivo em Itapema (2016) e Poliglotia (2017), o live cinema Enter the Void na Arthousebc (2018) e a instalação sonora virtual multicanais “Rebocando o Pavilhão Philips” (2020), vencedor do prêmio de inovação no Festival Internacional de Cinema de Balneário Camboriú em 2020.
Também desenvolve o aplicativo Sinestética, para síntese sonora em realidade virtual.
Saiba mais sobre o projeto através dos vídeos:
Teaser:
Projeto aprovado pela Lei Nacional de Incentivo à Cultura, apoio Aromas de Catarina, Financiamento Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução. PRONAC 201666
fonte: Assessoria Comunicação ArthouseBC