- Publicidade -
- Publicidade -
19.6 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Eranos Círculo lança 2ª temporada da série Cine.Ema com poemas para crianças

Vídeos poemas estarão disponíveis gratuitamente, em 21 de maio, no site e YouTube do Eranos com versão em audiodescrição para todos os episódios

A 2ª temporada de Cine.EMA – poesias audiovisuais para a primeira infância, será lançada na próxima terça-feira (21) pelo Eranos Círculo. A série de animação foi criada a partir das poesias do livro Pô!Ema – poesia de criança (eranos.com.br/poema), da escritora catarinense Sandra Coelho. O lançamento será realizado com os artistas criadores do projeto em live no Instagram do perfil @eranoscirculodearte. 

Todos os episódios contam com versão em audiodescrição, ampliando a acessibilidade ao conteúdo. O projeto é viabilizado por meio do Edital da Lei de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Itajaí, com renúncia fiscal da APM Terminals.

Ao todo, sete episódios inéditos serão lançados no site do Eranos (eranos.com.br/cineema) e no YouTube (www.youtube.com/eranoscirculodearte). 

- Publicidade -

Além destes, já está disponível o primeiro episódio da série, lançado com o livro, em 2020, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e a primeira temporada completa do projeto com mais oito episódios, através da Lei Aldir Blanc. 

Com episódios curtos de 2 a 3 minutos de duração, a série tem ritmo e trilha sonora delicados, sem renunciar da ludicidade, estabelecendo assim o tempo poético na relação com as crianças e adultos cuidadores. Trata-se de uma experiência construída para ser vivenciada desde a primeira infância (crianças de até 6 anos).

Dirigida por Sandra Coelho, a série ainda conta com ilustrações e animações de Leandro Maman, trilha sonora original por Priscila Schaucoski e Bruno Andrade, audiodescrição por Acessu – Acessibilidade Universal, roteiro de audiodescrição por Junior Formiga, e consultoria de audiodescrição e locução por Ira Vilaronga. 

O projeto é do Eranos Círculo de Arte, grupo de arte itajaiense com mais de 13 anos de atuação continuada, que busca explorar em seus trabalhos artísticos possibilidades a partir da poesia, atravessando por diversas linguagens, desde a literatura, teatro, artes visuais e também audiovisual.

“Desde que começamos nossa pesquisa com o público infantil, buscamos explorar junto das crianças aspectos lúdicos da primeira infância, como elas se relacionam com o mundo, trazer e criar obras que remetam ao traço e gesto do público infantil. Busco ampliar o que as crianças me mostram e ensinam, eu me vejo com uma ponte entre esse universo da criança e o mundo do adulto”, comenta a artista e uma das idealizadoras do projeto, Sandra Coelho.

Cine.EMA é inspirado em Pô!Ema, livro de poesias que traz a figura de uma Ema que se alimenta de poemas, elemento de mediação simbólica entre a criança e as poesias. 

A performance, que já circulou em diversos lugares do Brasil, mistura teatro, literatura e audiovisual, em que a escritora Sandra Coelho encontra um grupo de crianças num ambiente intimista e juntas criam poemas para alimentar uma Ema e seus filhotes (bonecos digitais projetados em uma parede). Nesta experiência foi possível presenciar a empatia das crianças com a figura da Ema, que foi mantida como tema condutor na transposição da experiência para o livro, e agora para as animações, ampliando o vínculo imagético-afetivo com as três obras – performance, livro e vídeo-poesias. Informações sobre a performance estão disponíveis em: https://eranos.com.br/projetos/poema/.

- Publicidade -

Além da série, o projeto conta com a distribuição gratuita de 600 livros Pô!Ema – poesia de criança, além de seis apresentações da performance Pô!Ema em escolas públicas de Itajaí. A 1ª temporada de Cine.EMA recebeu reconhecimento, sendo selecionada para importantes eventos nacionais do gênero, como o 18° Festival Internacional de Intercâmbio de Linguagens (FIL/RJ), a 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, sendo um dos 10 filmes selecionados para integrar a seleção especial da mesma Mostra no Itaú Cultural Play, em 2022. Ainda foi selecionado para participar da mostra Corujinha do CineramaBC, e para o Prêmio de Exibição FCC e RNCP da Fundação Catarinense de Cultura.

Serviço 

Texto: Camila Gonçalves

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -