- Publicidade -
- Publicidade -
23.9 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Escultor Pita Camargo comemora 40 anos de arte em um encontro do acervo com sua obra de maior dimensão 

Mais uma exposição do acervo do escultor Pita Camargo em comemoração aos 40 anos de carreira, está acontecendo no Quality Hotel, de Blumenau, a convite do escritório Indi Arquitetura.

As esculturas foram dispostas em uma configuração especial, emoldurando a sua obra de maior dimensão, um painel cerâmico de 977 peças, modeladas, queimadas e montadas uma a uma, cuja grandiosidade recebe a todos no átrio da edificação desde 1989.

Esculturas em bronze, mármore e granito, obras do início da sua trajetória até hoje, distribuídas pela arquitetura renovada do espaço, demonstram a potência criativa do escultor, expressas nas linhas, traços e formas que são sua assinatura pessoal.

“Da figuração do trajeto inicial à abstração atual, a unidade do processo criativo do escultor está na construção de significados desafiando a dimensão, a resistência da matéria e a diligência técnica”, diz a curadora da exposição, Lilian Martins.

- Publicidade -

Painel cerâmico tem 34 anos

Pita Camargo disse ao Página 3 que o mural cerâmico, uma das maiores obras da sua trajetória, está completando 34 anos.

Pita com a curadora Lilian Martins e a gerente do Quality, Alessandra Rampasso (Foto Pita Camargo)

“Fiz esse painel no início da carreira, eu tinha 22 anos, fui convidado para fazer esse mural, que é uma parede de elevador…tem 2,80m por 14m, com 977 peças. Modelei a argila no chão, esculpi a partir do meu desenho, recortei, sequei as peças, numerei uma a uma e queimei num grande forno. Depois montei no hotel e cimentei uma a uma com ajuda de pedreiro. Uma das maiores obras da minha trajetória que representa o ser humano crescendo, conquistando, subindo, tentando alcançar o sol, a luz”, contou o artista.

Pita disse que Bruno Barbieri, arquiteto da Indi Arquitetura, visitou sua exposição e o convidou para levar a mostra para o Quality Hotel.

“Eu aceitei porque seria mais uma contemplação dessa trajetória de 40 anos, levar uma parte desta exposição para o Quality Hotel, onde esse painel foi inaugurado em 1989, quando era o Viena Park Hotel. Há cinco anos um grupo de empresários comprou o antigo hotel, modernizou e eles preservaram a minha obra de arte. Então são 14 obras muito bem dispostas, de um jeito diferente que vão ao encontro dessa grande obra, que é muito importante na minha carreira. Esse conjunto ficou muito diferente e especial”, comemorou o escultor.

A mostra tem 12 esculturas de médio porte internas, das quais, três em Granito, sete em Mármore e duas em Bronze, e mais duas de grande porte externas, em especial, uma escultura em mármore instalada na fonte e uma em granito negro na entrada principal, num total de 14 esculturas.

A mostra ficará em exposição até junho de 2024.

O Quality Hotel fica na Rua Hermann Huscher, no 670, Bloco A, bairro Vila Formosa, Blumenau.
- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -