- Publicidade -
- Publicidade -
19.4 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Espetáculo infantil que homenageia Clarice Lispector terá apresentações gratuitas em seis cidades catarinenses

Em Balneário Camboriú a peça "O ovo, a galinha e a máquina de escrever", será apresentada dias 25 e 26 deste mês

O Coletivo Mar Cultural circulará, nos meses de maio e junho, por seis cidades catarinenses com o espetáculo “O ovo, a galinha e a máquina de escrever”, peça em homenagem à autora Clarice Lispector. Serão realizadas 27 apresentações gratuitas em escolas públicas de Florianópolis, Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Joinville e Tubarão. O projeto tem o patrocínio de SCGÁS e Scherer Autopeças, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

“O ovo, a galinha e a máquina de escrever” explora o universo de Clarice Lispector, sua vida e obra, fazendo do teatro um grande brinquedo de montar e desmontar narrativas, movimentos, imagens, palavras e símbolos. 

O espetáculo-brincadeira é indicado para todas as idades, com foco no público de 6 a 11 anos. 

- Publicidade -
(Foto Bruno Ropelato)

A peça, que tem no elenco as atrizes Marina Monteiro e Raquel Stüpp, já circulou pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, com 100 apresentações gratuitas em escolas públicas.

“Precisamos celebrar nossas escritoras e Clarice tem uma produção muito potente, que respeita a infância, a curiosidade e a inteligência da criança. Fomos então encontrando em toda obra e vida dela muitas motivações para criar essa brincadeira com o universo clariceano e levá-lo para as escolas, promovendo essa aproximação das crianças com uma autora tão importante, com a literatura nacional, com os livros, com o prazer da leitura”, destaca Raquel Stüpp, atriz e diretora de produção do espetáculo.

Além das apresentações teatrais, estão previstas no projeto duas oficinas-palestra de Escrita Criativa em unidades de Florianópolis. As ações serão destinadas a estudantes do Ensino Médio ou da Educação para Jovens e Adultos (EJA). Uma das apresentações e uma oficina também terão acessibilidade em Libras para os alunos contemplados.

“Esperamos que a circulação deste espetáculo seja uma porta aberta para que as crianças conheçam a literatura que Clarice criou para elas, que abram seus livros e deixem correr solta a imaginação, que brinquem e que se sintam respeitadas em suas infâncias”, afirma Marina Monteiro, atriz e dramaturga da peça.

O espetáculo “O ovo, a galinha e a máquina de escrever” é uma realização do Coletivo Mar Cultural, de Florianópolis, cuja motivação é circular arte e cultura por diversos lugares, a partir do encontro entre linguagens e pessoas. O projeto de circulação tem o patrocínio de SCGÁS e Scherer Autopeças, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Mais informações no site www.coletivomarcultural.com ou instagram @coletivomarcultural.

Sinopse:

“O ovo, a galinha e a máquina de escrever” é uma peça-homenagem, um teatro-brincadeira e uma grande dança pelo universo da vida e da obra de Clarice Lispector. Nesse território, teremos direito à filosofia, ao humor, a dançar feito galinha, a viver uma dor de amor, ao nascimento, à morte, ao ovo, à palavra, ao tempo e lá vai. Ao começar essa brincadeira, que a gente esteja preparado para errar, porque é o erro muitas vezes o nosso caminho. Errar com a alegria de um brincante que ainda acredita na poesia, no afeto e na vida humana compartilhada; com a alegria de quem não cansa de se perguntar: quem nasce primeiro, o ovo ou a galinha? Essa peça é antes de tudo uma pergunta, cuja resposta é o menos importante.

Programação 

  • 15, 16, 18 e 19/05 – Apresentações do espetáculo – Florianópolis
  • 17 e 18/05 – Oficina de Escrita Criativa – Florianópolis
  • 23 e 24/05 – Apresentações do espetáculo – Itajaí
  • 25 e 26/05 – Apresentações do espetáculo – Balneário Camboriú
  • 30 e 31/05 – Apresentações do espetáculo – Joinville
  • 01 e 02/06 – Apresentações do espetáculo – Itapema
  • 06 e 07/06 – Apresentações do espetáculo – Tubarão

Ficha técnica:

  • Dramaturgia: Marina Monteiro
  • Direção: Loren Fischer
  • Elenco: Marina Monteiro e Raquel Stüpp
  • Figurinos e Adereços: Adriana Bernardes 
  • Cenografia: Carlos Eduardo Martins
  • Trilha Sonora: Carlos Roberto Jr.
  • Identidade Visual: Paula Albuquerque
  • Assessoria de Imprensa: Karoline Gonçalves e Maikeli Alves
  • Produção Executiva: Marina Monteiro
  • Direção de Produção: Raquel Stüpp
  • Assistente de Produção: Nataly Delacour 

fonte: MK Comunicação

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -