Seja vivenciando o cotidiano ou assistindo uma novela de época, a maioria das pessoas já viu um fotógrafo de jardim, ou ‘lambe-lambe’, como também eram chamados.
A arte da fotografia tem boa parte de sua história ligada ao trabalho destes profissionais, que registraram fatos e pessoas ao longo de décadas.
Nos dias 09 e 10 de setembro, Balneário Camboriú poderá revisitar o passado e conhecer um pouco mais sobre esta técnica que eternizou momentos e encantou gerações.
A cidade será palco do 6º Encontro do Fotoclube Internacional Lambe-Lambe, com palestra e vivências oportunizadas pela presença de fotógrafos de quatro estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina) e três países (Brasil, Argentina e Estados Unidos). Eles farão demonstração do processo e produção de retratos – de forma gratuita ao público – utilizando as antigas câmeras que marcaram época.
A realização é do Fotoclube Internacional Lambe-Lambe e Barb Nunes, com patrocínio da prefeitural local, Fundação Cultural, Lei de Incentivo à Cultura (LIC), e apoio do espaço Arthouse BC.
Saudosismo&História
No Brasil, o auge da atividade dos fotógrafos lambe-lambes foi entre os anos de 1920 e 1950. A técnica, trazida da Europa, era simples: consistia numa máquina fotográfica com o laboratório de revelação acoplado a ela. A pessoa posava para a foto e ali mesmo já tinha acesso à imagem revelada, pagando pelo serviço e levando seu momento ‘eternizado’ através do retrato.
Mas, quem foram os fotógrafos de jardim?
A palestra que abre a programação no dia 9 de setembro, sábado, às 15 horas, irá responder esta pergunta.
Na ocasião, a palestrante Cássia Xavier falará sobre o tema “Fotógrafos de jardim: a história da fotografia lambe-lambe”. Ela propõe uma abordagem para além do saudosismo e da curiosidade, levantando questões sobre a sua importância para a história social no Brasil e países onde estiveram.
“Também falaremos sobre a contribuição para o desenvolvimento dos processos fotográficos através da sua produção e, sobretudo, discutiremos qual o lugar que ocupam na história da fotografia”, comenta a palestrante.
Cássia possui um currículo invejável no universo da fotografia, com diversas exposições, curadorias e premiações, e é mestre em Linguagens e Estética da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
Na ocasião, serão apresentadas fotografias originais de época pertencentes ao acervo da palestrante.
Domingo na Barra
No domingo, o grupo de fotógrafos participantes estará na Praça do Pescador, das 10h às 15h, atendendo a curiosidade do público. Eles farão fotos das pessoas interessadas, explicarão como as máquinas funcionam e estarão à disposição para bate-papo e troca de ideias.
A fotógrafa Bárbara Nunes, responsável pelo projeto na cidade, explica que os fotógrafos também farão demonstrações da antiga técnica de colorização das imagens. “Os fotógrafos de jardim se tornaram patrimônio imaterial em várias cidades do Brasil e do exterior. Este título se deve ao fato dos profissionais terem contribuído para que várias classes sociais pudessem ter um retrato fotográfico em poucos minutos. Eles ocupavam praças e grandes locais de circulação, o que facilitava o acesso do público ao trabalho”, conta Bárbara, que atua como fotógrafa de jardim em Balneário Camboriú há quatro anos e possui bagagem técnica há 24 anos, sendo uma das profissionais mais antigas da nova geração de lambe-lambes.
A abertura oficial do evento será virtual e acontece no dia 8 de setembro, às 17 horas, pelo Youtube.
Na oportunidade, será feito o lançamento do curta “Coleção Octavio Cornejo da Biblioteca Nacional do Chile. O curta fala da mais importante coleção pública de fotografias neste tema, composta por cerca de quatro mil fotos, oito câmeras e sete telões de fundo pintados.
O acervo data do período compreendido entre os anos de 1910 a 1980 e pertence à Biblioteca Nacional do Chile.
A produção é de Cássia Xavier, Bárbara Nunes e Octavio Cornejo, e poderá ser acessado no canal @fotoclubelambe-lambe2025
Serviço
Dia 8
- Abertura oficial – Virtual
- Lançamento do Curta ‘Coleção Octavio Cornejo’
- Youtube: @fotoclubelambe-lambe2025
- Horário: 17 horas
Dia 9
- Palestra com Cássia Xavier
- Espaço ArthouseBC
- Endereço: Rua São Paulo, 581 – Galpão 1 – Bairro dos Estados, Balneário Camboriú
- Horário: 15 horas
- Entrada franca
Dia 10
- Vivência
- Praça do Pescador
- Endereço: Em frente à Igreja de Santo Amaro, Bairro da Barra, Balneário Camboriú
- Horário: Das 10h às 15h
- Evento gratuito e aberto ao público
Texto: Martha Vizzotto