- Publicidade -
- Publicidade -
20.7 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Galeria Útero e LOTE 84 lançam edital de chamamento para Residência Artística

Seis artistas da região serão contemplados com bolsas de estudo para desenvolver processo criativo coletivo, inscrições estão abertas até sexta-feira (30)

Estão abertas as inscrições do edital de chamamento para a Residência Artística “Esse In Anima: A cura pela arte”, que será realizada na Galeria Útero, no LOTE 84. 

O edital é direcionado para pessoas que produzem arte em qualquer área de atuação, seja como artista profissional, arte terapeuta ou pesquisa pessoal. 

Os candidatos devem ser maiores de 18 anos e residentes de Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Brusque, Navegantes ou Itapema. 

- Publicidade -

Ao todo, seis artistas da região serão contemplados com bolsas de estudo de R$1.500,00 para desenvolver processo coletivo que resultará em uma exposição na cidade de Balneário Camboriú. 

As inscrições serão feitas exclusivamente através do formulário de inscrição disponível no instagram da Galeria Útero ou no link esse_in_anima, até 30 de junho. 

Além das seis bolsas de estudo, o edital ainda conta com vagas para pessoas interessadas em participar do projeto sem receber ajuda de custo.

Durante a Residência Artística, oito encontros serão realizados aos sábados e domingos entre os meses de julho e agosto de 2023, com mentoria baseada em estudos da psicologia analítica. 

O projeto é patrocinado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura.

Como ação de contrapartida do projeto, ainda serão realizadas duas sessões de Oficina de colagem — a partir de metodologias baseadas em teóricos discutidos anteriormente — com o grupo de famílias do PAEFI (Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos). 

O PAEFI é um serviço voltado para famílias e pessoas que estão em situação de risco social e são assistidos pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Balneário Camboriú.  

- Publicidade -

O projeto “Esse In Anima” tem como principal campo de pesquisa o inconsciente que, neste caso, seria a morada dos sonhos, da alma e da arte. 

Trata-se de um processo que busca facilitar a compreensão dessa ferramenta natural e inerente ao ser humano, de utilidade terapêutica, que envolve o fazer artístico, oferecendo caminhos para a autorregulação psíquica do indivíduo. 

Ao todo, serão realizados oito encontros de imersão e aceleração de ideias criativas para dialogar com as imagens produzidas com o auxílio de exercícios em imaginação ativa — (técnica da psicologia analítica de C.G. JUNG. 

O tema das produções será discutido em grupo, considerando a proposta do projeto de encontrar meios de cura através do diálogo com os símbolos apresentados pelas obras. 

A metodologia das atividades propostas serão desenvolvidas de forma teórica e prática. A parte teórica concentra-se no compartilhamento do pensamento de psicólogos, artistas e filósofos que discutem o inconsciente, a arte e a possibilidade de uma cura social, política e emocional. Já na parte prática, o objetivo será criar as imagens geradas pelo processo de diálogo interno por meio de diferentes modalidades artísticas, que podem ser sugeridas pelos participantes ou pela facilitadora.

O processo coletivo estabelecido com o projeto possibilitará diversas formas de trocas de conhecimento entre artistas, profissionais da psicologia ou não e a comunidade local. Espaços esses que trazem a reflexão sobre a importância da produção artística com estrutura de qualidade, equipamentos e materiais. Além de possibilitar conexões, inspirações e expandir a relação entre os participantes.  

O processo ainda estabelece outros caminhos curatoriais para dialogar com a arte a partir de instâncias mais profundas, criando outro ponto de partida para estabelecer o valor da arte enquanto produto. 

Dessa forma, o projeto “Esse In Anima” vai além dos processos criativos oportunizados através de uma residência artística e do fomento à pesquisa da arte. Ele também viabiliza debates referentes à arte enquanto ferramenta para o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, que deve estar disponível para toda sociedade e ser desenvolvida em paralelo a áreas profissionais que atendem demandas psicossociais. 

Divulgação/Lote 84

Serviço: 

O que: Inscrições abertas para Residência Artística “Esse In Anima: A cura pela arte”, no Lote 84 

Quem: Para artistas visuais, terapeutas, estudantes e pessoas em geral de qualquer área de atuação que produzem arte, maiores de 18 anos, e residentes de Balneário Camboriú, Camboriú, Brusque, Navegantes, Itajaí e Itapema.  

Quando: Até o dia 30 de junho

Onde: Inscrições pelo instagram da Galeria Útero @galeriautero ou através do link: esse_in_anima

Endereço do Lote 84: R. Cruz e Souza, 84 – Praia dos Amores, Balneário Camboriú (SC)

Mais informações:

Produção: 47 9 9996-2584

Texto: Camila Gonçalves 

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -