- Publicidade -
- Publicidade -
23.3 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Jogo que promove conscientização sobre Alzheimer é finalista no SB Games 

Projeto é de estudante da Univali e foi selecionado por um dos principais eventos do segmento na América Latina 

Um jogo de tabuleiro, criado por uma acadêmica da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), está classificado para o 22º Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames). 

O projeto “Era uma Vez – Um momento. Uma memória. Uma vida”, foi desenvolvido por Liriel Espindola de Souza, na conclusão do curso de Design Gráfico. 

O vencedor da competição, que vai acontecer na cidade gaúcha de Rio Grande, será revelado no dia 9 de novembro. 

- Publicidade -

O professor Eduardo Napoleão, orientador do projeto, explica que a estudante desenvolveu um jogo de tabuleiro cooperativo, no qual 2 a 6 jogadores embarcam em uma aventura pela mente de uma paciente diagnosticada com Alzheimer, chamada Dona Filó. 

“O objetivo do jogo é recuperar as preciosas Memórias Base desta paciente, mas vai bem além do entretenimento. O recurso oferece uma oportunidade de compreender e sensibilizar as pessoas, de forma lúdica, sobre questões relacionadas à doença”, observa o docente. 

A autora reforça que o jogo busca promover a conscientização e valorização de pessoas diagnosticadas com Alzheimer por meio da reflexão e conhecimento do assunto, trazendo ilustrações das memórias e vivências dessas pessoas. 

“Todas as ilustrações feitas nesse jogo foram baseadas na vida e memórias dos meus avós. Eu cresci e passei toda minha infância na casa de meus avós paternos e eternizei muitas memórias de lá, que hoje estão no jogo Era uma Vez. Foi uma forma que encontrei de resgatar, ressignificar e eternizar as lembranças que um dia nós vivemos. Então, posso dizer que esse jogo veio do anseio de trabalhar com um tema muito marcante também na minha vida.”, conta Souza. 

A designer chama a atenção para a exclusão social vivida pelas pessoas que convivem com a doença, geradas pela falta de conscientização a respeito do tema. Diante deste desafio, a autora ressalta que é possível aplicar um design que seja mais inclusivo. 

“A ideia central por trás da narrativa do jogo é voltada para o entendimento de que o importante é entender que os momentos, histórias e a vida das pessoas com Alzheimer merecem respeito e que cada pessoa, independentemente de suas condições e limitações, é um ser humano único e tem muito a nos ensinar”, complementa Souza. 

Um dos principais eventos de jogos da América Latina 

O SB Games é realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e reúne pesquisadores, estudantes e empresários, sendo considerado um dos principais eventos de jogos da América Latina. Nesta edição, a programação ocorre de 6 a 9 de novembro, na cidade de Rio Grande (RS).  

O jogo “Era uma Vez – Um momento. Uma memória. Uma vida” é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da egressa da Univali e foi selecionado para a categoria Festival de Jogos, que compõe o Simpósio. Os projetos finalistas ficarão expostos durante todo o evento e no site oficial do SB Games.  

texto: Carina Carboni Sant Ana/Assessoria – Comunicação/Univali

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -