- Publicidade -
- Publicidade -
19 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Livro patrocinado pela LIC de Balneário Camboriú entre os 30 melhores do país

A obra ‘Mesma Nova História’, lançado ano passado com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC), é um dos 30 melhores livros infantis do ano, anunciados este mês pela Revista Crescer.

Produzido a três mãos, pelos educadores Everson Bertucci e Mafuane Oliveira, e ilustrado por Juão Vaz, o livro que conta a relação de uma avó que está perdendo a memória e seu neto, que só pensa em jogos eletrônicos, passou por análise de 52 jurados até chegar entre os 30 melhores nesta 17ª edição.

- Publicidade -

Mafuane disse que a obra traz um recado claro: valorizar a experiência e a vivência dos mais velhos e acolher com escuta, com troca os mais novos também.

“É preciso pensar nessas duas pontas da vida, que muitas vezes são negligenciadas tanto pelas famílias como pelas escolas e governos”, diz a escritora.

Everson disse que ficou feliz quando foi informado que a obra estava na lista, ‘com sensação de sonho realizado’.

 “Quando vem um reconhecimento desse, de uma lista séria como essa da Crescer, só deixa a gente mais contente e com mais vontade de fazer outras histórias, de produzir mais livros”, afirmou. 

Educação antirracista 

- Publicidade -

A Crescer divulgou o resultado e comemorou a constatação de a sociedade estar mais forte para lutar por uma educação antirracista. Dos 30 livros, 12 têm alguma representatividade negra e indígena, ou na autoria ou no enredo. 

“Mesma Nova História” é um deles, porque traz uma representatividade afro-brasileira nas ilustrações, inspirada na família de Mafuane.

O começo

Everson Bertucci escreveu a primeira versão dessa história há 13 anos. Alguns anos depois, Mafuane inclui o enredo em suas contações de histórias. 

- Publicidade -

Em 2018, a convite de Everson, Mafuane assinou o texto, acrescentando elementos biográficos de sua avó baiana, que teve 20 filhos. 

Ao ouvir a história, Juão Vaz se apaixonou e começou a fazer as ilustrações do livro. Segundo os autores, como toda história, mesmo se contada várias vezes, ela pode ser sempre nova. 

Desta forma, a nova versão foi lançada em agosto de 2021 e através da LIC distribuiu mil exemplares.  

O livro está disponível na Biblioteca Municipal Machado de Assis, no SESC, na Comunidade Quilombo Morro do Boi e nas escolas de Balneário Camboriú. 

O livro pode ser adquirido pelo site da editora Peirópolis (www.editorapeiropolis.com.br ) e em outros sites de venda.

- Publicidade -
spot_imgspot_img
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -