- Publicidade -
- Publicidade -
25 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Livro ‘Pelo Jardim da Mestra’ será lançado em Bombinhas nesta sexta-feira (9)

Obra valoriza o conhecimento popular sobre plantas e revela tradições passadas de geração em geração

O livro ‘Pelo Jardim da Mestra’ que apresenta o saber popular da mestra bombinense Salete Pinheiro sobre plantas e ervas utilizadas tradicionalmente como alimento, remédio e até mesmo em simpatias, em Bombinhas.

Organizado e ilustrado por Tábata Torres e versado por Deise Cristina de Melo, o lançamento será nesta sexta-feira (9), a partir das 19h, na Câmara de Vereadores de Bombinhas, durante evento da Fundação Municipal de Cultura para intitulação dos mestres da cultura tradicional.

Através da poesia, a obra literária reúne 40 plantas encontradas no quintal da mestra Salete, contribuindo para que o saber oral, que é patrimônio cultural imaterial, seja registrado e sirva como um documento para dar visibilidade à história e à identidade das comunidades tradicionais de Santa Catarina.

- Publicidade -

Tábata Torres é conhecida por proporcionar acessibilidade em seus projetos, e com este livro não foi diferente. Além de exemplares físicos, a obra conta com versão digital em audiolivro, que estará disponível no YouTube e Spotify. Todos serão disponibilizados de forma gratuita.

O livro físico será distribuído para os municípios que fazem parte do Núcleo de Estudos Açorianos – NEA, da UFSC e às fundações culturais e secretarias de educação da região do Vale do Itajaí, para distribuição nas escolas e bibliotecas públicas.

O livro é resultado do projeto contemplado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura de 2021, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), realizado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina. Conta ainda com produção executiva de Luiz Felipe de Melo.

As autoras

Salete Pinheiro – Mestra Salete aprendeu com sua avó, Amália, a arte de cozinhar e conhecer a culinária tradicional da região. Conhecedora das frutas silvestres e das Pancs, não tem nada que não transforme em salada, geleia ou até um delicioso chá. Foi intitulada “Mestra da Cultura Tradicional de Bombinhas”, através da lei nº 1326/2013. 

Além disso, a mestra é uma exímia contadora de histórias e bailadora no Grupo Foclórico Alegria. Teve uma de suas histórias publicada no livro ‘Histórias de Pescadores’, causos das crianças de antigamente. 

Deise Cristina de Melo de Souza – É auxiliar de biblioteca há 27 anos. Desde o início da Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa, Deise se dedica a cuidar desse importante acervo. Começou a versar logo no início da emancipação do município. E tem até o dia de hoje seus primeiros versos como favoritos, sendo eles ‘Bombinhas na Minha Lembrança’.

Tábata Torres – Designer de formação, diagramadora por opção, ilustradora por paixão e criadora de conteúdo literário por ansiedade. Autora de Antônio e o Boi, coautora em antologias da editora Cartola e, muito recentemente, imortal da Academia de Letras do Brasil, seccional de Bombinhas Mestre Atílio Antão, ocupando a cadeira de nº 17. Apaixonada por livros, suas histórias, formatos e cheiros. No Instagram conhecida como @ta.teconto.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -