- Publicidade -
- Publicidade -
12.2 C
Balneário Camboriú
8 julho, 2025, 09:01

Nova orquestra de Santa Catarina está com inscrições abertas para selecionar seus integrantes

Com processo seletivo internacional para a formação de corpo musical fixo, a Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) fará apresentações gratuitas em todo o Estado e terá programação socioeducacional maior que a temporada comercial de concertos

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Balneário Camboriú tentará quebrar recorde de maior pizza linear do Brasil

A Pizzaria Big Itália irá produzir uma pizza de 61 metros de comprimento, uma referência ao aniversário de Balneário...

Jovem de 21 anos foi vítima de acidente em Balneário Camboriú

Grazieli Ferreira, de 21 anos, faleceu em um acidente de trânsito no último sábado (5), no km 138 da...

Denúncias sobre pombos em Balneário Camboriú são frequentes

Se projeto que tramita na Câmara pedindo regras e medidas preventivas for aprovado, poderá haver mais fiscalização 
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Santa Catarina vai ganhar uma nova orquestra em 2024, que deve iniciar suas atividades em abril. O edital para a seleção internacional de 17 instrumentistas de cordas, que serão contratados para a formação do corpo fixo da orquestra, além de 10 músicos suplentes e cinco músicos bolsistas, está disponível no site www.oficmusic.com

Em uma proposta inovadora para promover a música clássica, a Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) nasce contemplando ações educativas, sociais, inovação tecnológica e sustentabilidade.

A orquestra terá um cronograma mensal de apresentações pelo Estado, levando ao público a experiência da música de concerto e do universo sinfônico de forma gratuita. 

Os músicos contratados irão residir na Grande Florianópolis, onde a orquestra estará sediada, e devem começar os ensaios logo após o encerramento de todas as fases do processo seletivo, que incluirá análise de currículos, de vídeos, audições e entrevistas presenciais. 

Acima da média do mercado, a remuneração dos músicos será de pelo menos R$ 10 mil por mês, desde que cumpram a carga horária mínima de trabalho prevista, de 25 horas semanais.

- Continue lendo após o anúncio -

Além das apresentações gratuitas, os concertos da nova orquestra serão gravados e disponibilizados no Youtube, garantindo acesso ainda mais amplo à música clássica. 

“A OFiC terá uma programação socioeducacional maior do que a temporada comercial de concertos, reforçando o nosso compromisso com a democratização e universalização dos bens culturais”, destaca o pianista catarinense Pablo Rossi, diretor artístico da OFiC, que está à frente da Associação Orquestra Filarmônica Catarinense, junto com Marcelo Azevedo, diretor-presidente, Luiz Moukarzel, diretor executivo, e Vanessa Ferraudo, coordenadora do Núcleo Sociocultural.

Vanessa Ferraudo, Marcelo Azevedo, Luiz (Foto Divulgação/OFiC)

A OFiC foi estruturada reunindo conceito e projeto diferenciados, assegurando um corpo fixo de músicos com atuação totalmente profissional. 

“O principal pilar da orquestra é a inclusividade, por intermédio de apresentações com uma nova visão socioeducativa e cultural, na qual predomina a integração da música com ações de educação, socialização, inclusão e democratização do acesso geral à cultura”, destaca Marcelo Azevedo.

Foco no social, sustentabilidade, inovação e tecnologia

As apresentações da orquestra irão contemplar um espectro amplo de repertório sinfônico e de câmara, diversificando os programas musicais e promovendo o diálogo entre os diferentes estilos e gêneros da música. Alguns dos concertos deverão contar com solistas e maestros convidados de renome nacional e internacional.

No pilar social, além da gratuidade das apresentações, cerca de 40% delas serão realizadas para jovens estudantes da rede pública e da APAE, e serão oferecidas aulas de música em projetos sociais, dentre outras ações. 

A sustentabilidade estará presente por intermédio de programas temáticos com foco na questão climática e na preservação da natureza. 

- Continue lendo após o anúncio -

Já a tecnologia e a inovação se farão presentes por novos recursos, formatos e dinâmicas de performance, procurando sempre a interação com as plateias.

Saiba mais

O diretor artístico Pablo Rossi falando sobre o edital e a OFiC

Conheça mais sobre o projeto da orquestra no site www.oficmusic.com e no Instagram @oficmusic.

Fonte: Alvo Conteúdo Relevante

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas