- Publicidade -
- Publicidade -
24.6 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Oficina de literatura ‘Atlas Luminoso’ começou neste sábado na Arthouse de Balneário Camboriú

Projeto ensina a escrever romances e publicará livro com dez autores/as de Balneário Camboriú

Está iniciando o Atlas Luminoso, uma das poucas oficinas, de romance do país que une teoria e prática, e que ao final do curso ainda oferece a publicação de um livro impresso. Tudo gratuitamente. Os alunos aprendem na prática, escrevendo e lendo, e com mentoria coletiva e individualizada. 

A oficina se destina tanto a quem já escreve e deseja aprimorar sua escrita, quanto para quem deseja começar a escrever (mas já tem ao menos um percurso de leitor intermediário).

Como resultado da oficina será publicado um romance coletivo com tiragem de 500 exemplares, e distribuído gratuitamente. A ação é inspirada na obra “La novela luminosa” (um romance sobre o desejo de escrever um romance) do uruguaio Mario Levrero.

- Publicidade -

“Nosso objetivo é selecionar, agrupar e mentorar dez autores/autoras de Balneário Camboriú, e dar visibilidade para eles, com a publicação de uma obra, e colocá-los frente a frente com um dos mais instigantes escritores brasileiros, o Schroeder. Tudo isso para um fomento direto e aperfeiçoamento dos nossos escritores locais”, afirma o proponente do projeto, o livreiro e produtor cultural Marcos Fernando Passero.
O projeto tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC) por meio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú e Prefeitura de Balneário Camboriú, e foi contemplado pelo edital LIC BC 2022.

As mentorias coletivas e individuais serão realizadas por Carlos Henrique Schroeder, que escreveu os livros “As certezas e as palavras” (Prêmio Clarice Lispector da Biblioteca Nacional), “As fantasias eletivas” (prêmio de romance do ano pela Academia Catarinense de Letras), “História da Chuva” (Bolsa Petrobras Cultural) e “Aranhas” (prêmio de livro de contos do ano pela Academia Catarinense de Letras). Schroeder já falou sobre seus livros na França (Sorbonne), México (Guadalajara) e Espanha (Casa Catalunya), e já deu oficinas de criação em cinco estados brasileiros.
“A oficina é um lugar de acolhimento e troca de experiências, e quer tornar os/as participantes aptos/as a planejar, estruturar e escrever um romance, com consciência das técnicas de escrita criativa e os elementos da narrativa longa” afirma Schroeder.

Serviço

Carga horária: 30 horas
Vagas: 10
Encontros presenciais: 15 e 16 de julho, sábado e domingo (das 16h às 20h) na Arthousebc (Rua São Paulo, 581)
Encontros virtuais: quartas-feiras, noturno (das 19h às 21h) através do zoom

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -