A Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC), nova orquestra do Estado que começará a atuar este ano, selecionou 41 músicos na primeira etapa do processo seletivo internacional para a formação do seu corpo fixo, que terá 17 instrumentistas de cordas. O grupo foi classificado para a próxima etapa, as audições presenciais, que serão realizadas de 23 a 25 de fevereiro.
Foram 165 inscrições de músicos de 10 nacionalidades. Dentre os pré-selecionados, 24 são de São Paulo, 7 de Santa Catarina, 2 do Rio de Janeiro, 1 de Goiás, 1 do Rio Grande do Norte, 1 do Espírito Santo, 1 de Minas Gerais, três brasileiros que estão morando fora do País, na Áustria, Holanda e Suíça, e um da Bolívia, que reside no Pará.
No dia 23 de fevereiro ocorrerá a audição de violinos, com 15 participantes, no dia 24 será o dia para violoncelos, com 13 pré-selecionados, e o dia 25 está reservado aos contrabaixos (6 músicos) e violas (7 músicos).
A nova orquestra deve iniciar as atividades em abril e terá, ainda este ano, um amplo cronograma de apresentações gratuitas ao público em todo o Estado, além de um calendário de ações socioeducativas junto a estudantes.
Os 17 músicos selecionados deverão residir na Grande Florianópolis.
Júri
A etapa presencial do processo seletivo contará com um júri formado por sete nomes consagrados no cenário nacional e internacional da música clássica. Dois deles integram também o corpo administrativo da orquestra. Pablo Rossi, pianista e Diretor Artístico da OFiC, indicado ao Grammy Latino e com sólida carreira internacional, solando à frente das principais orquestras do Brasil e da Europa, e Luiz Ekke Moukarzel, violonista, gestor cultural e Diretor Executivo da OFiC, formado pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro e com graduação pela Udesc.
Irão avaliar as audições, ainda, cinco jurados convidados: Renato Bandel, mestre em Viola pela Udk Berlin e atualmente o Coordenador do Conservatório de Tatuí; Roberto Ring, violoncelista e produtor musical, fundador da Stravinsky Produções, que organiza concertos de música clássica no Brasil; Betina Maag, violinista e produtora musical, fundadora da SanCtuS Recordings; Roberto Minczuk, regente que aos 10 anos foi o mais jovem integrante da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, tocando trompa francesa, atualmente o Regente Titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo e Diretor Musical e Regente Titular da New Mexico Philharmonic; e Pablo de León, natural de Portugal, atualmente spalla da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo e único violinista brasileiro a integrar a World Orchestra for Peace, fundada pelo lendário Sir Georg Solti e integrada por spallas das principais orquestras do mundo.
Os pré-selecionados:
Violino – 15
- Carlos Henrique de Paula Ribeiro (SP)
- Davi Souza da Costa (SP)
- Eliézer Santos (GO)
- Guilherme Macedo (SP)
- Joel Victor dos Santos Pereira (RJ)
- Juan Rossi (SC)
- Justo Gutierrez Quinones (Bolívia – Pará)
- Marco Aurelio Brocaldi Ferri (SP)
- Matheus Calório (SP)
- Nathalia Sousa Oliveira (Brasil – Áustria)
- Pedro Henrique Sprogis (SC)
- Rafaela Pires Ramos (SP)
- Ricardo Müller (SC)
- Samuel da Silva Dias (SP)
- Vinícius Abad (SP)
Violoncelo – 13
- Arthur Bencke Ermel da Silva (SC)
- Bianca de Souza (SP)
- Raphael Buratto (SC)
- Davi Gabriel Conceição (SP)
- Diego Francisco Araujo Gaigalas Mesquita (SP)
- Érico Miranda Schmitt (SC)
- Fábio de Melo Machado (Natal/RN)
- Giovanni Ribeiro Vaz Medeiros (SP)
- Lucas de Oliveira Santos Vitória/ES)
- Marthin Goiano da Silva (SP)
- Mateus Maldonado de Souza (SP)
- Nathalia Barbosa Gonçalves Sudario (SP)
- Tiago Neves (SP)
Viola – 7
- Abner Molina Brasil (SP)
- Andreza Batistella Fonseca Guimarães (SP)
- Bárbara de Souza (Brasil – Holanda)
- Fábio Saggin (SC)
- Gabriel de Oliveira Carlin (SP)
- Luan Costa Simplicio (SP)
- Neemias Nunes de Souza Camargo Costa (SP)
Contrabaixo – 6
- Davi Ciriaco Moreira (SP)
- Filipe Costa (Belo Horizonte/MG)
- Gabriela Negri Furtuoso (SP)
- Gledson Willians Camara de Carvalho (RJ)
- Gustavo Molina Mosca (SP)
- Jeancarlos da Cunha Gualberto (Brasil – Genebra/Suíça)
Fonte: Alvo Conteúdo Relevante