- Publicidade -
- Publicidade -
29 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Pinguins do Aquário de Balneário Camboriú estão esperando filhotes que devem nascer nos próximos dias

É a primeira vez que a espécie se reproduz em aquário

Um casal de pinguins do Oceanic Aquarium, de Balneário Camboriú, Chandler e Rachel (todos eles possuem nomes de personagens da famosa série Friends) se reveza nos cuidados com os ovos. É a primeira vez que a espécie se reproduz no Aquário. Os filhotes são esperados para a primeira semana de 2024.

Segundo a assessoria do aquário, há dois ovos sendo cuidados por Chandler e Rachel há cerca de duas semanas. Eles moram no aquário desde a abertura, em dezembro de 2019. Já nasceram sob cuidados humanos e não viveram na natureza. Por isso a postura dos ovos é muito comemorada! Significa que as aves vivem num alto padrão de bem-estar animal no Oceanic Aquarium, trabalho de uma equipe técnica dedicada e comprometida em promover o melhor para os animais. 

O Pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) é uma ave sul-americana característica de águas temperadas. Habita as zonas costeiras do Brasil, Argentina e Chile. 

- Publicidade -

Os Pinguins-de-magalhães formam casais monogâmicos que compartilham os trabalhos de cuidados parentais e incubação. Depois de formar o casal, tendem a permanecer juntos por muitas temporadas de reprodução, que ocorre entre os meses de setembro e fevereiro.

Os ovos são chocados pelo pai e pela mãe, que se revezam para se alimentarem durante o período e garantir que nenhum outro animal chegue perto dos seus filhotes. 

A gestação dura pouco mais de um mês, de 39 a 42 dias. 

Eles nascem com aproximadamente 100 gramas e a alimentação é feita pelos pais por cerca de dois meses, tempo suficiente para os pequenos se tornarem independentes. E tem cinco titios para ajudar depois: Ross, Monica, Phoebe, Joey e Emma.

As populações dessa espécie sofreram um decréscimo de 20% ao longo dos últimos 20 anos, motivado pela redução do número de presas devido à pesca, mudanças climáticas e a contaminação por óleo. 

“Aquários tem um papel fundamental na recuperação das populações naturais. O Oceanic Aquarium, por exemplo, recebeu juvenis procedentes do Parque Escola Sabina (SP) e a equipe realizou um exaustivo trabalho nos cuidados dos animais. Este trabalho gerou a formação de nosso primeiro casal (Chandler e Rachel) e a obtenção de nossos primeiros dois ovos”, explica André Neto, biólogo responsável do Oceanic Aquarium. 

A equipe é formada por cerca de 20 profissionais, entre veterinários, tratadores, nutricionistas e operadores de Sistema de Suporte a vida.

A cada semana a equipe faz a pesagem e a análise dos ovos através do Ovoscópio para saber como está a saúde e o desenvolvimento do embrião. Também tem feito imagens do ninho para não deixar passar nenhum detalhe. 

“É incrível ver uma nova família de pinguins se formando aqui. É um orgulho também, pois é o resultado do trabalho incansável de toda a equipe. Todos se sentem um pouco padrinhos desses filhotes. Mal podemos esperar pelo nascimento deles”, comenta Neto.

- Publicidade -

Os demais pinguins do recinto não interferem na vida e no trabalho do casal com a postura e os cuidados com os ovos. 

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -