- Publicidade -
- Publicidade -
28 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Potyra Najara, de Balneário Camboriú, assume cadeira na Academia Brasileira de Contadores de História

O evento será neste sábado, 25, no Rio de Janeiro

A atriz e escritora Potyra Najara, de Balneário Camboriú, será empossada na Academia Brasileira de Contadores de Histórias, neste sábado (25), no Rio de Janeiro.

(Foto Arquivo Pessoal)

O evento acontecerá na Casa de Leitura, na Biblioteca Nacional, em Laranjeiras. A Academia seleciona todos os anos representantes das cinco regiões brasileiras (Sul, Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste).

Neste ano, tomarão posse Contadoras e Contadores de histórias de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Pará.

- Publicidade -

Potyra Najara é a única catarinense nesta posse.

Anualmente abre um edital para ingresso na Academia Brasileira de Contadores de Histórias, artistas de todo o Brasil se inscrevem para ser parte deste coletivo. Apenas poucos são selecionados, conforme seu currículo, portifólio e relevância artística e cultural para seu estado e para o Brasil.

Este ano, Potyra está completando 24 anos de carreira, como atriz, circense e contadora de histórias. 

“Tomar posse na Academia Brasileira de Contadores de Histórias é um marco importante para minha trajetória na cultura de Santa Catarina e do Brasil. Desde 2014 sou confreira na Academia de Letras do Brasil, o que me oportunizou levar minha arte para diversos lugares, com posse no Rio de Janeiro, premiação com a medalha de Haia como guardiã da Cultura em Salvador, prêmio de mérito literário em São Paulo, e livro publicado no Brasil e na Alemanha. Sei que, sendo patrona também na ABCH, tenho a possibilidade de contribuir ainda mais com meus livros, meus espetáculos, minhas histórias, tendo um alcance expressivo na arte do nosso país, ao lado de grandes profissionais das histórias…

(Foto Arquivo Pessoal)

Potyra iniciou a carreira como atriz em Balneário Camboriú em 1999. Anos depois graduou-se em Teatro na UDESC, especializou-se em Contação de Histórias e Literatura Infanto Juvenil, publicou diversos livros, montou inúmeros espetáculos de teatro, circo, contações de histórias e criou uma companhia, a NOVA Cia de Teatro.

“Em todas as minhas funções enquanto artista e como indivíduo também, sou uma eterna contadora de histórias”, completou a nova acadêmica.

Arrox Cum Ovu

Uma de suas mais famosas criações, a comédia Arrox Cum Ovu, será apresentada no próximo dia 31, será apresentada no Festival de Teatro de Curitiba, na mostra Fringe. 

- Publicidade -

“Depois do início da pandemia é a primeira vez que voltamos a apresentar este espetáculo que já tem 12 anos de vida”, comemorou Potyra Najara.

(Foto Arquivo Pessoal)
- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -