- Publicidade -
- Publicidade -
24.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Professor publica livro de fantasia com temática brasileira

Projeto foi escrito por docente da Univali e ilustrado por egresso da graduação

‘O Mago Revolucionário’ é o livro de estreia do professor Rafael Marques de Albuquerque, que leciona no curso Design de Jogos e Entretenimento Digital da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Ele convidou um aluno formado pela universidade para desenvolver as ilustrações da obra. Tamanduás, araras e onças-pintadas ilustram a narrativa épica, que se passa num universo fantástico inspirado no Brasil. A editora Pendragon foi a responsável pela publicação.

“Eu queria que os leitores pudessem viajar em um mundo de fantasia que tivesse cheiro e jeito brasileiro, queria gerar essa identificação. Acredito que estamos em um momento no qual precisamos refletir criticamente sobre o que significa ser brasileiro e ressignificar nossos afetos para com o que é e pode ser o Brasil”, comenta o autor, que sempre foi um admirador de J. R. R. Tolkien, responsável pelas sagas “O Senhor dos Aneis” e “O Hobbit”.

O livro publicado pelo docente é resultado de uma inquietação antiga. Desde 2011, o autor vinha trabalhando a ideia de construir uma obra inspirada nos clássicos europeus, mas utilizando elementos do imaginário brasileiro e latino-americano. 

- Publicidade -

“Há muitos segmentos da cultura que já utilizam esse imaginário europeu ressignificado, sobretudo nos videogames, nos jogos de RPG, na literatura fantástica e no audiovisual”, observa.

Na Univali o professor leciona conteúdos sobre roteiro e escrita criativa. O livro ganhou impulso em 2018, quando coordenou um grupo de escrita criativa no campus Florianópolis.

“Eu leciono desde 2016, isso me mantém sempre estudando e refletindo sobre a criação de histórias. Além disso, corrigir trabalhos dos acadêmicos é um exercício que ajuda a desenvolver o senso crítico relacionado à narrativa. Acredito que isso aprimorou a minha escrita”, reconhece o autor.

Egresso fez a ilustração do livro

A obra possui um mapa do universo descrito e sete ilustrações internas, desenvolvidas por Guilherme Luzardo Carvalho, formado pelo curso de Design de Jogos da Univali. 

“Ele foi um acadêmico dedicado. Foi vencedor de Game Jams, competições de desenvolvimento de jogos na Universidade. Além disso, também conquistou o mérito estudantil. Eu já conhecia bem a competência e seriedade do Guilherme, por isso, o convidei para ilustrar o livro”, conta Albuquerque.

A ficção foi publicada em fevereiro de 2023, mas o autor já faz planos de dar continuidade, transformando-a na primeira parte de uma trilogia. Além disso, o professor também deseja escrever novas histórias tendo como pano de fundo outros lugares e momentos históricos do mesmo universo.

“Eu adoraria ver o livro adaptado para o audiovisual ou para os jogos. Quem sabe em algum momento no futuro estes dois mundos, da literatura e de outras mídias, não se encontram?”, arrisca o autor.

- Publicidade -

Como adquirir a obra

“O Mago Revolucionário” já está disponível aos leitores no formato físico e digital. A classificação indicativa é 16 anos. Mais detalhes sobre a obra e formas de adquiri-la podem ser encontrados no site https://rmalbuquerque.com/.

fonte: Assessoria de Comunicação Univali

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -