- Publicidade -
- Publicidade -
28.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Segunda edição do Peiex Núcleo Itajaí será lançada nesta quinta-feira na Univali

Empresas dos setores do vestuário, alimentos & bebidas, cachaça e máquinas & equipamentos, entre outros, terão oportunidade de serem contempladas no novo convênio do Peiex com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que será lançado nesta quinta-feira (31). 

Peiex é oferecido pela ApexBrasil para as empresas brasileiras iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura. As empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional e o Peiex ajuda a eliminar as principais incertezas.

A previsão é de que 225 empresas do Vale do Itajaí sejam atendidas no novo convênio.

- Publicidade -

Lançamento

Mais de 100 pessoas, entre representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), autoridades, empresários e parceiros, participarão do lançamento do Peiex núcleo Itajaí. A cerimônia vai acontecer às 19h na Univali, campus Itajaí.

A agenda inclui ainda reuniões com parceiros e visitas técnicas em empresas já contempladas pelo convênio, como a de Cachaça Bylaardt, e outras de bens e/ou serviços que estão sendo atendidas pelo Núcleo.

Esta é a segunda execução de convênio da Univali com a ApexBrasil para execução do Peiex.

Edição anterior 

De 2016 a 2019, foram atendidas 146 empresas na região do Vale do Itajaí, que compreende 54 municípios. 

Este é considerado um importante polo para o comércio exterior brasileiro, já que há a presença de dois importantes portos brasileiros (Porto de Itajaí e Porto de Navegantes).

Das empresas já contempladas na edição anterior, a empresa Embrast, que atua no setor de bazar, limpeza e utilidades domésticas, participou do Peiex entre 2018/2019, quando inseriu a cultura exportadora na empresa e passou a exportar para 05 países: Uruguai, Paraguai, Venezuela, Bolívia e Chile.

Outra empresa de destaque é a Core Case, fabricante de cases (caixas) para transporte de minerais, que conseguiu com um melhor posicionamento de marketing internacional e o ajudou a exportar para o Chile, Uruguai, Peru, Argentina, Finlândia e tem perspectivas de exportar para Equador e Suriname.

- Publicidade -

Números

Ao longo de 2021, o Peiex atendeu e qualificou 4.894 empresas, por meio da execução de 36 convênios, nas 5 regiões do país. 

Desse total de empresas: 74,44% estão na categoria de micro e pequenas empresas (MPEs); 677 exportaram em 2021, com valor total de R$ 661,3 milhões (um aumento de 9,8% no valor exportado por esse mesmo conjunto de empresas, na comparação com 2020).

No Sul, o PEIEX atendeu e qualificou 1.730 empresas, por meio da execução de 9 convênios, nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O Peiex

O Programa é implementado em todas as regiões do país, por meio de parcerias da ApexBrasil com instituições locais de ensino e pesquisa, como Universidades, Parques Tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa, além de Federações de Indústria.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -