- Publicidade -
- Publicidade -
23.9 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Semana da Arte de Balneário Camboriú segue até sábado

A 1ª Semana da Arte de Balneário Camboriú inicia nesta terça-feira (21) e segue até sábado (25) com encontro de corais, festival de dança e oficinas de dança e teatro. Parte da programação é gratuita e há também outras com venda de ingressos.

Calebi Rolan, organizador da Semana da Arte de Balneário Camboriú e Maestro do Coro e Orquestra Filarmônica da cidade, explica que a ideia é sondar e verificar qual é a temperatura de envolvimento dos artistas do município.

“Teve muita gente querendo participar, como era um dia para cada área, não deu para expandir mais, o que nos leva a pensar no próximo ano, podemos trazer em torno de uma semana para cada área da arte, num festival que possa envolver mais cidades, mais grupos e mostrar o movimento artístico da nossa região, que é muito forte”, diz.

- Publicidade -

Ele destacou que muitas pessoas não têm noção da força e grandiosidade do movimento artístico em Balneário Camboriú e que isso se deve também ao fato de que nunca aconteceu um festival artístico grande na cidade ou municípios vizinhos que contemple todas as áreas.

“Mas nós estamos fomentando isso para que os artistas possam mostrar o trabalho e que a população tenha acesso e saiba que Balneário Camboriú e a nossa região são polo artístico de tamanho enorme. Eu acho que as pessoas não fazem dimensão da quantidade de artistas que nós temos aqui e da qualidade do trabalho que é oferecido”, afirma.

A Semana da Arte é uma iniciativa do Palácio das Artes junto do Coro e Orquestra Filarmônica de Balneário Camboriú.

O pianista e Maestro do Grupo Vocal Kairós, da Igreja Luterana Martin Luther, de Balneário Camboriú, disse que iniciativas como esta do Palácio das Artes são importantes para mostrar o trabalho dos grupos, a exemplo do que já acontece com o Festival do Coral do Litoral, tradição em Balneário Camboriú e o Festival de Corais que a Escola de Música Harmonia de Camboriú vem realizando há dois anos.

“É um sintoma de que há um povo cantante, é uma  opção de lazer, uma oportunidade de exercitar a mente, interação social, tem muitos benefícios importantes em iniciativas como essa”, disse Damián.

Programação

Grupo Vocal Kairós estará no palco nesta terça (Divulgação)

Encontro de Corais – A abertura será com um Encontro de Corais que vai reunir aproximadamente 200 coralistas às 20h desta terça-feira (21), no Teatro Municipal Bruno Nitz. Estarão participando o Coro Filarmônico de Balneário Camboriú, Coro da Univali, Coral Villa-Lobos, Coral Vozes de Itapema, Grupo Vocal Kairós e Coral Vozes em Harmonia. (ingressos aqui: https://www.sympla.com.br/evento/encontro-de-corais-semana-da-arte/2460245); 

Dança, no Palácio das Artes (Divulgação)

Festival e oficina de dança – Na quarta-feira (22) haverá a apresentação de 16 grupos de dança de toda a região, como o Núcleo de Dança do Palácio das Artes, Escola de Dança Prima Ballerina, Escola Estrela de Tango, Dança Circular – Espaço Religare, Elaine Pereira Gonçalves, Associação Parafolclórica Angelina Blahobrazoff, Escola Pra Dança, Escola da Dança do Ventre, Grupo de Dança Balanço das Ondas,  Ruan Pessoa e diversas escolas estarão se apresentando no FestDance (ingressos aqui); haverá também às 17h oficina de condicionamento físico para professores e bailarinos, de graça (ingressos aqui).

- Publicidade -
Teatro, no Palácio das Artes (Divulgação)

Oficina, palestras e workshop de teatro – Na quinta-feira (23), haverá uma oficina de teatro aberta ao público, às 11h e 14h, para quem quiser participar (ingressos aqui), com palestra sobre a história do movimento teatral, que acontece às 17h com Luciano Estevão; e a partir das 18h30, Tristan Aronovich, do Instituto Stanislavsky, que é um instituto que recruta atores, vai apresentar uma palestra e um workshop a respeito de como funciona a vida artística para quem quer ser um ator e deseja atuar em plataformas como Netflix, Globoplay, dentre outras.

Filarmônica encerra com chave de ouro – Na sexta (24), às 20h, haverá um ensaio aberto da Filarmônica, para quem quiser assistir, no Teatro Bruno Nitz. No sábado (25) será o concerto ‘As Luzes de Balneário Camboriú’, pela Filarmônica. Será a partir das 20h, com artistas e solistas da cidade (ingressos aqui).

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -