- Publicidade -
- Publicidade -
24.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Téspis comemora 30 anos com atividades gratuitas em Itajaí

Festividades iniciam em abril e serão realizadas na Itajaí Criativa – residência artística durante todo o ano

A Téspis Cia. de Teatro, uma das principais companhias de teatro de Itajaí, irá promover uma programação gratuita em comemoração aos seus 30 anos de história durante 2024, na Itajaí Criativa – residência artística. 

Além da montagem de um novo espetáculo para jovens e adultos, serão realizadas atividades formativas, como interlocuções artísticas, rodas de conversa e oficinas. Todas as ações estavam previstas para ocorrer em 2023, quando a Téspis completou 30 anos, mas foram adiadas devido ao falecimento do diretor e dramaturgo do grupo, Max Reinert, em julho.

Para realizar as festividades, 12 pessoas estão envolvidas na ficha técnica, algumas delas, inclusive, já colaboram com outros projetos da companhia há alguns anos. 

- Publicidade -
Pequeno Inventário, ator Max Reinert (Foto Nubia Abe)

A Téspis ainda vai contar com a participação de algumas convidadas. Entre elas, está a sound designer, musicista e iluminadora, Hedra Rockenbach, de São José (SC), que além de dirigir o espetáculo, irá ministrar uma oficina. Também a artista da dança, performer e pesquisadora, Paloma Bianchi, de Florianópolis (SC), e a jornalista, crítica e curadora, Luciana Romagnoli, de Curitiba (PR), que irão realizar interlocuções artísticas na montagem do espetáculo e ministrar oficinas para a comunidade em geral.

“Completar 30 anos de atividades teatrais contínuas é motivo de muita satisfação e compartilhar essa conquista com a população itajaiense é muito gratificante, pois a Téspis é um grupo que nasceu e se desenvolveu a partir desse contexto. O fazer teatral é um exercício coletivo, portanto essa é uma história construída por muitas pessoas, as quais eu tenho profunda gratidão!”, acrescenta Denise da Luz, uma das fundadoras da companhia.

Toda a programação será realizada na Itajaí Criativa – residência artística, sede da companhia, com o objetivo de movimentar esse espaço cultural alternativo da cidade. 

Hoje, o local já conta com público frequente vindo de diferentes bairros de Itajaí e região, promovendo desta forma acesso aos bens culturais à população em geral. A Itajaí Criativa é um espaço privado que conta para a sua manutenção, com o apoio da Dutralar e da Procave Incorporações.

No decorrer de sua história, a Téspis Cia. de Teatro já montou mais de 20 espetáculos, tendo atingido com eles um público de cerca de 100 mil pessoas, conquistando vários prêmios em festivais. Também já formou mais de 3 mil alunos entre crianças, jovens e adultos. Além da montagem e apresentação de espetáculos para crianças e adultos, o grupo teatral ministra cursos, participou de circuitos e festivais em vários estados do Brasil, como Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas e Mato Grosso; e outros países do exterior, como Argentina, Paraguai, Chile, Venezuela, Bolívia e Portugal. Ainda realiza eventos e gerencia o espaço cultural Itajaí Criativa – residência artística há quase 8 anos.

O projeto “Téspis 30 anos – montagem e formação” foi aprovado pela Lei de Incentivo à cultura de Itajaí, portanto tem o patrocínio da Fundação Cultural de Itajaí e Prefeitura Municipal de Itajaí, e conta com a renúncia fiscal da Unimed Litoral.

Texto: Camila Gonçalves

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -