A comunidade luterana de Balneário Camboriú comemora neste domingo (7) os 21 anos do templo Martin Luther, com um culto e um almoço festivo. Na véspera, acontece a tradicional Feira das Cucas. O templo foi inaugurado no dia 5 de maio de 2002.
O culto comemorativo inicia às 10h e o tradicional almoço que a comunidade realiza há mais de três décadas, começa às 11h30, com churrasco, galeto, marreco e um bufê de saladas.
No sábado (6), acontece a tradicional Feira das Cucas, com grande variedade de sabores, das 13h às 16h no salão da comunidade.
Capela da Paz
A comunidade luterana de Balneário Camboriú foi fundada em 12 de junho de 1956, este ano completará 67 anos.
“De 1956 a 1961, os cultos eram realizados nas casas, especialmente na casa de Berty Jansen, uma veranista de Curitiba que veio morar na praia e onde tudo começou”, lembra o Pastor da comunidade, Eloir Carlos Ponath.
No dia 22 de janeiro de 1961, foi inaugurado o primeiro templo luterano de Balneário Camboriú, que popularmente ficou conhecido como ‘Igrejinha da Rua 2300’.
Em 1998, a igrejinha que hoje é chamada de Capela da Paz, foi tombada pelo Patrimônio Histórico, Cultural e Arquitetônico e em janeiro deste ano o templo completou 62 anos.
Atualmente a Capela da Paz foi incorporada ao prédio Tour Chapelle Residencial e é usada para realização de eventos religiosos ocasionais, como casamentos e comemoração de bodas.
Templo Martin Luther
A comunidade que faz parte da história do município (nasceu oito anos antes da emancipação político-administrativa de Balneário Camboriú), cresceu muito, foi necessário encontrar um espaço maior.
Em junho de 1988 aconteceu o primeiro culto no andar térreo do novo templo, que era uma casa paroquial, na Rua Indonésia, no Bairro das Nações. Ali aconteciam todas as atividades, inclusive os cultos.
A construção seguiu até que em 5 de maio de 2002, foi inaugurado o templo atual, denominado Igreja Martin Luther, finalizando o complexo, que tem um salão de reuniões de grupos e de eventos, casa pastoral e o templo, uma referência arquitetônica, que faz parte do roteiro turístico do município e onde são realizados os cultos e seguidamente eventos culturais.
Almoço festivo
O almoço é organizado pelos diversos grupos da comunidade. São três grupos femininos (Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas/OASE), Legião Evangélica Luterana (grupo masculino); além dos grupos de jovens e da Terceira Idade.
O cardápio terá galeto (50,00), churrasco (70,00) e marreco (75,00). O acompanhamento é um bufê de saladas variadas.
Cartões antecipados até quinta-feira (4). Reservas fone/whats: (47) 3367-8065
Quem preferir almoçar em casa, deve levar seu vasilhame.