- Publicidade -
24.3 C
Balneário Camboriú

Veleiros de pesquisas oceanográficas estão em Itajaí

Um deles, o ECO, está aberto à visitação

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Até a próxima sexta-feira (19), as grandes embarcações de laboratório Tara (36m), da fundação francesa Tara Océan, e o Veleiro ECO (60 pés), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estão atracados na Marina Itajaí.

O complexo náutico catarinense foi o escolhido como um dos pontos de parada no Brasil para a expedição internacional AtlantECO. Nesse período, o Veleiro ECO estará aberto para visitação. 

Enquanto o Veleiro ECO acompanha o Tara pela costa brasileira, com foco na pesquisa sobre o microbioma do Atlântico e os impactos das mudanças climáticas e da poluição no oceano, a embarcação da fundação francesa percorrerá ao todo, durante 2 anos, 70 mil quilômetros no Atlântico Sul, ao longo das costas da América do Sul e da África, até a Antártida.

A missão internacional AtlantECO envolve 36 estruturas de pesquisas em todo o mundo. Alguns dos cientistas a bordo são brasileiros: da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), da UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), da USP (Universidade de São Paulo) e da UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia).

Bandeira Azul

- Publicidade -

Durante a parada dos veleiros de expedições oceanográficas, a Marina Itajaí terá, no dia 17 de novembro, às 10h, a cerimônia de certificação e hasteamento da Bandeira Azul com a presença de autoridades e imprensa. 

O selo internacional recebido recentemente para a temporada 2021/2022 comprova que no complexo náutico há turismo sustentável, educação ambiental e gestão ambiental.

Para conquistar o selo, a Marina Itajaí precisou atender 34 requisitos de gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, turismo sustentável e responsabilidade social. 

- Publicidade -

O programa é credenciado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) e Unesco e tem como principal objetivo promover a mudança de comportamento através da educação e informação ambiental.

Programação

A programação iniciou nesta terça-feira (16) e segue até sexta-feira (19).

Quarta-feira (17) das 18h à 20h

– Ecoando a Ciência no Atlântico

A conferência não é aberta ao grande público, mas os jornalistas tem a possibilidade de assistir.

Local: Centreventos 

Quinta-feira (18) das 9h30 à 12h

– Encontro com a tripulação, cientistas e especialistas sobre o oceano com múltiplas animações por 1h20

Local: Marina Itajaí 

Inscrições: clique aqui

Quinta-feira (18) das 16h30 às 18h

– Visitas gratuitas as diferentes oficinas, exposições e encontro, com pessoas ligadas ao Oceano.

– Interação com o artista Edson Macalini.

Sem visitação aos Veleiros Tara e ECO. Somente com agendamento prévio

Local: Marina Itajaí 

Quinta-feira (18) das 18h30 às 20

– Conferência – Velejando, entendendo e protegendo o oceano. Com cientistas dos veleiros Tara e Eco,  ANI (Associação Náutica de Itajaí)

Confirmando a participação de: @familiaschurmann, @tamaraKlink, + TBC couple

Local: Centreventos 

Inscrições: clique aqui

Sexta-feira (19) das 15h

– Venha cumprimentar os barcos no cais enquanto saem cercados por uma armada de outros barcos! Se você tem um barco, junte-se a nós! Entre em contato para mais informações (47) 99167-9463

Fonte: Rotas Comunicação

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -