A Associação dos Esportes de Praia do Litoral Norte Catarinense (AEPLNC), fundada há mais de um ano, com a proposta de promover a iniciação esportiva, além da prática de atividades e competições na Praia Central de Balneário Camboriú, foi declarada de utilidade pública por unanimidade dos vereadores esta semana.



O autor do projeto, Alessandro Teco Kuehne, disse que a associação atua gratuitamente na prática de atividades físicas para a população de Balneário Camboriú, assim como dos turistas ou visitantes do município, sempre supervisionadas por profissionais qualificados e, também, criando e coordenando escolinhas de esportes voltadas para crianças, jovens, adultos e pessoas da melhor idade.
“Além disso, a ASSESP busca promover, em parceria com a iniciativa pública e privada, competições, torneios e etapas esportivas que possuam viabilidade de realização na praia, buscando integrar o município nos circuitos nacionais e internacionais de esportes já consagrados mundialmente.
Importante destacar que a ASSESP tem entre os seus valores, a promoção da saúde, a conscientização da importância do meio ambiente, o espírito esportivo e a igualdade e equidade para uma sociedade que busca viver em paz e harmonia”, afirmou o vereador Teco.
Dia e noite à disposição
A Associação tem quatro quadras fixas (voleibol, futevôlei e Beach tennis), porém duas foram retiradas na temporada, a pedido da Fundação Municipal de Esportes (FMEBC).
As quadras ficam à disposição durante todo o dia e durante a noite. É comum ter pessoas jogando Beach tennis às 6hs da manhã e turmas jogando voleibol às 22hs na Praia Central.
Escolinhas é a meta maior
O presidente da Associação, Jaime de Miranda Junior, educador físico, empresário na área de treinamento físico orientado, disse que a AEPLNC é reconhecida pelo Conselho Municipal de Esportes de Balneário Camboriú, apta a pleitear recursos municipais pelos editais do FUNDESPORTE.
“Entrando nesse novo momento, reconhecimento de utilidade pública municipal, podemos em conjunto com a FMEBC termos um espaço reconhecido na praia. Também já temos alinhavado com o deputado Fernando Krelling o reconhecimento da utilidade pública estadual, o que nos possibilita a captação de recursos para a implementação do objetivo do projeto, que são as escolinhas das modalidades esportivas de praia, com instrutores e monitores (estagiários EF), para organizar atividades recreativas para toda a população durante todo dia, após as escolinhas”, disse.
Atualmente a Associação está em frente à Rua 1501.