- Publicidade -
- Publicidade -
21.1 C
Balneário Camboriú

Primeira reprodução de jacarés no Aquário de Balneário Camboriú

Foram 39 ovos, quantidade que surpreendeu a equipe e os visitantes que presenciaram o momento

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Publicado decreto para organizar a circulação de ciclomotores, bicicletas elétricas e patinetes em Balneário Camboriú

“Precisamos equilibrar as inovações tecnológicas com a segurança viária”, justificou a prefeita Juliana

Funservir renova credenciamento com a Unimed Litoral

Novo termo de adesão foi assinado nesta quinta-feira (29) no gabinete da prefeita

Prefeita assina decreto que impede realização do Festival Burlesco no Teatro Municipal de Balneário Camboriú

Juliana disse que não se trata de censura e sim de ‘respeito às famílias’; na quarta-feira, a Câmara Setorial de Teatro de Balneário Camboriú emitiu nota de repúdio, em apoio ao Festival Burlesco 
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A família do Oceanic Aquarium segue crescendo! Recentemente nasceu o pinguim do casal Chandler e Rachel (relembre aqui) e agora aconteceu a primeira reprodução de jacarés no aquário de Balneário Camboriú. A quantidade de ovos surpreendeu a equipe técnica e visitantes que presenciaram a postura: foram 39.

Segundo a assessoria do aquário Oceanic, o local estava bastante movimentado quando a jacaré Catarina deixou todos boquiabertos: ela se posicionou com corpo dentro da água, cabeça para fora e ali mesmo fez a postura dos ovos. 

(Foto Ana Cirico/Oceanic Aquarium)

“Foi emocionante presenciar esse momento, todos pararam em frente ao aquário para contemplar ela colocando os ovos. Simplesmente incrível! Fomos contando e a impressão é que ela estava muito tranquila, eu é que fiquei nervosa vendo”, brincou Andrea Schalub, gerente operacional do Oceanic.

Não foi apenas impressão, pelo modo e quantidade de ovos, o biólogo e diretor técnico operacional do aquário, André Neto, afirmou que Catarina realmente estava ‘de boa’ com a situação. 

“Vamos ressaltar que a reprodução do jacaré-do-pantanal só ocorre quando os animais se sentem muito à vontade no ambiente em que vivem. Se tratando de zoológicos ou aquários onde são bem cuidados, saudáveis e sentem que o ambiente é seguro para eles. A quantidade de ovos varia, depende do tamanho da fêmea”, explicou.

- Continue lendo após o anúncio -

Em 2022 o Oceanic Aquarium recebeu o Certificado de Bem Estar Animal, emitido pela AZAB – Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil. A certificação é um movimento iniciado pela WAZA – World Association of Zoos and Aquariums, Associação Mundial dos Zôos e Aquários. 

Reprodução da espécie

O jacaré-do-pantanal, como as demais espécies de jacarés, nasce de ovos. O óvulo é fecundado, no interior do corpo da fêmea, pelo jacaré-macho. Antes do ovo sair do corpo da fêmea, ele recebe uma casca. A incubação – da postura à eclosão (nascimento) – dura em média 80 dias. A época de reprodução da espécie ocorre entre janeiro e março. 

Os jacarés entram em idade reprodutiva a partir dos oito anos. Uma curiosidade é que a temperatura influencia diretamente no sexo dos jacarés. Ambientes com menos de 31,5°C tendem a dar origem a fêmeas e superior a essa temperatura, machos. 

A assessoria do Oceanic destacou que diferente de outros animais, como os pinguins já citados, as fêmeas de jacarés não chocam os ovos, mas ficam de olho no ninho. Segundo a veterinária Juliana Formagio, a equipe técnica precisou agir rapidamente: 

“Por serem muitos ovos e como eles não têm cuidados parentais nessa fase, optamos por retirar da água a metade dos ovos e pôr em um ninho na lagoa do próprio recinto e os demais foram colocados em um outro ninho para incubação artificial”, pontuou.

- Continue lendo após o anúncio -
(Foto Ana Cirico/Oceanic Aquarium)

Aumentando assim as chances de nascerem machos e fêmeas. No caso da Catarina, os ovos pesam cerca de 90 gramas e medem em média 8 cm.

Trio de jacarés pode aumentar

Alfredo, Catarina e Judite vivem no Oceanic Aquarium desde a inauguração, em dezembro de 2019. O peso estimado deles é de: 70kg, 45kg e 30kg. Eles já conviviam no zoológico da Universidade Federal do Mato Grosso, que encerrou as atividades naquele ano. O jornal apurou junto com o aquário que a tendência é que enquanto os filhotes forem crescendo, permaneçam no Oceanic, pois leva cerca de quatro anos para chegarem na fase adulta. Até lá, dependendo da quantidade de jacarés (lembrando que é normal que não nasçam/sobrevivam todos filhotes dos 39 ovos) eles podem permanecer no aquário ou serem encaminhados para instituições parceiras.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas