- Publicidade -
- Publicidade -
18.5 C
Balneário Camboriú
10 julho, 2025, 19:32

“Trabalhar com saúde e doença é um grande desafio”, diz nova secretária

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Restaurante temático está sendo construído em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú está prestes a ganhar mais um restaurante temático, que está em construção na Avenida do Estado, na...

GM orientou síndica de prédio onde garota apareceu sentada no parapeito

Um vídeo gravado na tarde desta quarta-feira (9) repercutiu mostrando uma adolescente sentada no parapeito de um prédio com...

Trump impõe tarifa de 50% para o Brasil e cita julgamento de Bolsonaro

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu impor uma tarifa de 50% ao Brasil...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A enfermeira Caroline Prazeres, que atuava até então como diretora da Divisão de Saúde, assumiu pela terceira vez o comando da Secretaria de Saúde, de forma interina. Caroline substitui o vereador Omar Tomalih que se desincompatibilizou para concorrer no pleito de outubro.

Ela atua na Saúde de Balneário há quatro anos, e conversou com o jornal sobre o novo trabalho. Acompanhe abaixo.

Mais responsabilidades como secretária

Caroline salienta que a atuação na Saúde é lidar com problemas que, muitas vezes, fogem do controle, e que um exemplo disso é a questão da dengue, que precisa do suporte da população no cuidado com os focos do mosquito Aedes aegypti. 

“Estar secretária é uma honra e realização a nível profissional, mas aumenta a demanda e há mais responsabilidades e preocupações, em uma proporção maior. Hoje a dengue é um grande desafio – evitar que os números aumentem, que a letalidade acabe chegando em proporções maiores. A Saúde é uma pasta densa, que tem especificidades e complexidades, trabalhar com saúde e doença é um grande desafio, mas temos uma equipe incrível, um governo que dá autonomia e infraestrutura que a gente precisa para sempre estar trazendo o melhor”, afirma, pontuando que na Divisão de Saúde focava na atenção básica e especializada, e agora tem um ‘guarda-chuva maior’, abraçando pontos como o Hospital Ruth Cardoso e a Vigilância Sanitária.

Calendário vacinal em pauta

A nova secretária disse que, além da dengue, focam em outras questões, e um exemplo disso é o Dia D, que aconteceu no sábado (13), focado na imunização, quando todas as unidades básicas de saúde estiveram abertas das 8h às 17h para poder atender a população com o calendário vacinal. O foco era vacinar contra a gripe, mas foi uma oportunidade para atualizar a carteira vacinal.

CISS-CTA e também a novidade – telemedicina

Caroline aborda também o CISS-CTA, que conta com coordenação ativa. Ela elogia o redimensionamento de agendas feito, que oportuniza mais horários, de forma flexível, para atender ao público, defendendo o cuidado e prevenção, que são as marcas principais do departamento.

- Continue lendo após o anúncio -

Já sobre a telemedicina, a ‘novidade que veio para ficar’, a nova secretária é só elogios ao processo aderido via consórcio da Amfri, o qual define que ‘deu super certo’, com maior celeridade no atendimento e diagnóstico, sem o paciente precisar ir para a fila de espera na UPA, PA ou PS do Ruth Cardoso. 

“E não somente para atendimento médico para quem está com queixa clínica, mas atende questões de nível cotidiano – renovação de receita, dúvida em relação a alguma questão clínica que não seja tão latente. A telemedicina vem crescendo gradativamente. Tem tempo de espera, porque são médicos de todo o Brasil que são cadastrados na plataforma, mas a fila é de poucos minutos. É excepcional e muito benéfica”, completa.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas