- Publicidade -
- Publicidade -
21.1 C
Balneário Camboriú

Inverno 2024: diminuição da chuva e temperatura acima da média em Santa Catarina

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

En3vista com Ary Souza sobre as dificuldades de controlar uma máquina pública descontrolada

É máquina pública sem gestão e onde parece imperar o "cada um faz o que quer".

Faleceu Pedro Alves Cabral, empresário e morador nativo de Balneário Camboriú

Faleceu no início da tarde desta terça-feira (13), aos 97 anos, o morador de Balneário Camboriú, Pedro Alves Cabral....

Balneário Camboriú recebe Exposição Internacional de Gatos de Raça, no próximo final de semana

Evento tem cunho social e apoia a ONG Viva Bicho: público é convidado a doar um pacote de granulado higiênico ("areia para gatos")
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O inverno começou oficialmente na quinta-feira (20) e promete ser mais quente em Santa Catarina, com temperatura acima da média, mas com chance de haver dias mais gelados, e ainda com menos chuva.

Menos chuvoso

Segundo as meteorologistas da EPAGR/CIRAM, Gilsânia Cruz e Marilene de Lima, em junho, a previsão é de chuva próxima a acima da média climatológica na faixa leste de SC (Planalto ao Litoral) e abaixo da média climatológica no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste. 

Nos meses de julho e agosto a chuva deve ser mal distribuída e com períodos de escassez, com valores abaixo da média climatológica. Porém, chuva forte, com totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com forte atividade elétrica (raios), granizo, ventania e períodos de estiagem também podem ocorrer no inverno de 2024. 

Climatologia (média histórica)

É apontado também pelas meteorologistas que os meses de junho e julho são bem parecidos em relação à média climatológica de chuva, variando de 70 a 140 mm do Planalto ao Litoral e, de 110 a 170 mm do Extremo Oeste ao Meio Oeste, sendo o mês de junho um pouco menos chuvoso em relação a julho. 

Em agosto a média de chuva sobe um pouco em relação a julho, variando de 110 a 190 mm no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planalto e de 110 a 150 mm no Vale do Itajaí e Litoral.

- Continue lendo após o anúncio -

A chuva é preferencialmente causada pela influência de frentes frias, sistemas de baixa pressão e a corrente de jato (ventos fortes em altos níveis da atmosfera). Também é a época de atuação frequente dos ciclones extratropicais próximos ao litoral Sul do Brasil, que oferecem perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.

Temperatura

No trimestre, a previsão é de temperatura acima da média climatológica, em SC, ou seja – vai faltar frio na estação mais fria do ano. 

O que não significa que não vão ocorrer episódios de frio mais significativo em SC, com a chegada de massas intensas de ar frio ao Sul do Brasil, associadas à condição de frio mais abrangente, com formação de geada ampla em Santa Catarina. Episódios de neve podem ocorrer associados às massas de ar frio, sobretudo no Planalto Sul.

No entanto, neste inverno, não tem indicativo de frio duradouro, com poucos dias consecutivos de atuação de massas de ar frio que devem intercalar com períodos mais aquecidos. 

Também são esperados períodos de temperatura elevada (acima de 30ºC), caracterizando veranicos. 

- Continue lendo após o anúncio -

Outra caraterística da estação são os nevoeiros, associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas