- Publicidade -
- Publicidade -
25.6 C
Balneário Camboriú

Camboriú será sede do primeiro UCI Gravel World Series Brazil neste domingo

A prova que reunirá mais de 400 ciclistas de 11 países em busca de classificação para Mundial de Gravel UCI, esgotou vagas

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

O Calçadão fracassou: momento de tomada de decisão, por Celso Eduardo Rauen

Balneário Camboriú sempre foi uma cidade dinâmica, que se reinventa ao longo dos anos. Nos anos 60, 70, 80...

Veja lista de associações investigadas por descontos indevidos na aposentadoria

De acordo com as investigações, as entidades descontaram o valor estimado de R$ 6,3 bilhões, entre 2019 e 2024. Segundo o ministro da CGU, Vinicius de Carvalho, ainda é precipitado dizer que todo esse valor é ilegal.

Cães estão há quatro dias sem comer

Uma pessoa procurou o jornalista, Waldemar Cezar Neto, para denunciar que o antigo morador de uma casa no Bairro...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A primeira edição da UCI Gravel World Series Brazil vai movimentar Camboriú, a partir desta sexta-feira (7), com a presença de mais de 400 ciclistas de 11 países. A prova internacional que integra o circuito de corridas gravel da UCI é pioneira no formato Gravel Race na América Latina.

A corrida será no domingo (9) com largada às 7h30, da Pousada Fazenda dos Caetés, no KM 14 da Estrada Geral dos Macacos, na área rural de Camboriú.

Na sexta-feira (7) vai acontecer a abertura da Expo UCI Gravel e a retirada dos kits. 

Com patrocínio da Specialized Brasil, a UCI Gravel World Series Brazil é a única classificatória na América Latina para o Campeonato Mundial de Gravel da UCI e vai classificar os 25 primeiros ciclistas de cada faixa etária.

A etapa brasileira da UCI Gravel World Series atraiu as atenções de ciclistas brasileiros e de nomes internacionais importantes da modalidade.

- Continue lendo após o anúncio -
Juliano Salvadori, organizador da prova (Divulgação/BM Press Assessoria de Imprensa)

O organizador do evento, Juliano Salvadori, disse que a prova surpreendeu pelo sucesso. 

“As vagas se esgotaram antes mesmo do prazo final das inscrições. Isto demonstra a força da modalidade gravel no mundo e o reconhecimento de nosso trabalho. Teremos um total aproximado de 500 ciclistas na prova se somarmos a categoria MTB & Gravel, criada para quem busca diversão sem almejar a classificação para o Mundial”, disse.

Destaques internacionais

O evento vai contar com a presença de cerca de 30 ciclistas estrangeiros e, além do Brasil, terá participantes da Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Suíça, Grã-Bretanha, Espanha, Itália, Alemanha e França.

Daniel Oss (Divulgação/BM Press Assessoria de Imprensa)

Na categoria Granfondo Elite, um dos destaques internacionais é o atual número 2 do mundo, o italiano Daniel Oss. O embaixador da Specialized vem ao Brasil pela primeira vez e vai lutar pela vitória sem esquecer a diversão.

“Eu sempre tento dar o melhor para conseguir o melhor resultado. Andei bem na prova no Marrocos e gostaria muito de fazer uma boa prova no Brasil. Sou realista e sei que a corrida no Brasil terá outros bons corredores. Quero me divertir e curtir a prova”, declarou o vice-campeão mundial de gravel da temporada 2024.

Outro forte nome europeu na Elite é o suíço Simon Pellaud (Li Ning Star), que venceu na semana passada a Transcordilleras, com oito etapas na Colômbia. Da América do Sul, o destaque na categoria é o argentino Leandro Messineo, inscrito na Granfondo Elite.

Na categoria Granfondo vale destacar o colombiano Didier Alexander Sastoque Pulido e o francês Gerard Le Moy.

- Continue lendo após o anúncio -

A categoria Elite Granfondo feminina promete ser muito disputada. A atual campeã brasileira de ciclismo de estrada, a catarinense Tamires Radatz, está confirmada na prova, assim como Ana Paula Polegatch (dona de 16 títulos nacionais na Elite) e Ana Luisa Panini.

Madeleine Nutt (Divulgação/BM Press Assessoria de Imprensa)

Os destaques internacionais da categoria Elite Granfondo ficam por conta da britânica Madeleine Nutt (Maddy Nutt) e a argentina Barbara Frisch.

Na categoria Granfondo, por sua vez, os destaques internacionais são a britânica Harriet Kefford, a espanhola Mireia Simó Pons e a argentina Victoria Alejandra Argano, que disputam na categoria 19 a 34 anos.

Tania Pickler (Divulgação/BM Press Assessoria de Imprensa)

A categoria 35-39 anos da Granfondo feminina terá ainda as  brasileiras Tânia Pickler (bicampeã brasileira de XCM e bicampeã da Brasil Ride), Bruna Marcela e Gabrielli Socha.

Estrutura completa

Com estrutura e segurança que obedecem aos padrões da UCI, a arena será montada em um amplo espaço na Pousada Fazenda dos Caetés, no KM 14 da Estrada Geral dos Macacos, na área rural de Camboriú.

- Continue lendo após o anúncio -

O local oferece hospedagem, restaurante e lazer para toda a família, além de uma área de exposição com estandes dos patrocinadores e parceiros. Para o competidor, comodidades como lava bike, chuveiros, food trucks e show com banda ao vivo.

Percursos

A largada de todas as categorias será às 7h30 do domingo (9 de março) e a organização preparou três percursos.

O percurso longo tem 120km com 1.947 metros de altimetria acumulada e passa pelos municípios de Tijucas e Canelinha.

Outra opção é o percurso médio, que tem 60km com 990m de altimetria. Para quem quer conhecer a modalidade e curtir a prova sem lutar pela qualificação para o Mundial, a organização oferece também a categoria MTB & Gravel Ride, com percurso de 30km e 404 metros de elevação.

Programação

Expo UCI Gravel

  • Dia 07/03/2025 das 14h às 20h
  • Dia 08/03/2025 das 10h às 20h
  • Dia 09/03/2025 das 8h às 15h

Texto: Marcos Adami/BM Press Assessoria de Imprensa 

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas