Os 13 atletas do Instituto Catarinense de Esportes para Deficientes de Balneário Camboriú (ICED) conquistaram 29 medalhas (21 Ouros, 5 Pratas e 3 Bronzes), no final de semana (12 e 13), no Meeting Paralímpico Loterias Caixa, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A diretora técnica voluntária do ICED, que também é atleta paralímpica, Gévelyn Almeida disse que acreditar no potencial da pessoa com deficiência, é o que move o Instituto.
“Nossa entidade conta com uma equipe pequena de voluntários, desde profissionais a estagiários e faz acontecer mesmo com tantas dificuldades financeiras. Proporcionarmos aos nossos atletas a oportunidade, a ferramenta do esporte que transforma, educa, e principalmente combate o capacitismo acerca da Pessoa com deficiência, potencializamos vidas, acreditamos em sonhos é essa a nossa mensagem”, colocou. Ela acrescentou que o próximo desafio é angariar recursos para a I Fase Nacional onde três atletas (Fábio Vacari, Gévelyn Almeida e Maryele Cardoso) conseguiram índice entre os melhores do país.
Depoimentos
Dorli Campestrini, 77 anos, amputação transfemoral:

“Faz um mês que entrei no ICED, e tive o privilégio de competir no Meeting Florianópolis 2025. A experiência foi incrível. Minha primeira competição neste novo mundo do paradesporto me deixou emocionada. Trouxe para casa uma medalha de ouro no Lançamento de Dardo e uma medalha de prata no arremesso de peso”.
Rafaela Krol Carraro, 15 anos, competiu o Escolar, Mielomeningocele:

“Me senti realizada e muito feliz por ter conquistado três medalhas de ouro. Cada uma delas representa todo o esforço, treino e dedicação que tive até aqui. Foi uma competição desafiadora, mas estar no pódio me fez perceber que todo o trabalho valeu a pena. É uma sensação incrível saber que posso ir além quando me comprometo de verdade com meus objetivos”.
Allan Hubner Júlio, 19 anos, competiu o Universitário, Mielomeningocele:

“Competição encerrada no Meeting de Florianópolis! Conquistei 3 medalhas de ouro nas provas de 100m peito, 100m livre e 50m livre. Muito aprendizado e motivação para seguir evoluindo”.
Simone Aparecida Bento, 41 anos, Sequela Motora de Toxoplasmose:

“Primeiramente quero agradecer por essa experiência única que vivi e ainda estou vivendo. Nunca imaginei um dia conquistar uma medalha de ouro, fruto de muita preparação e principalmente de quem acreditou na minha capacidade. O esporte me ajudou muito, através da minha deficiência, achando não ser capaz de conseguir. Sofri muitos preconceitos por conta disso. Mas hoje eu sei que sou capaz muito mais.”
Arlindo Naduck, Paralisia Braquial:

“Foi um final de semana de muita expectativa e realização para mim. Participei de duas provas: 5.000 metros e 1.500 metros, e consegui o primeiro lugar em ambas! Esse resultado é fruto da minha dedicação nos treinos e da disciplina que mantenho na preparação. Agora, meu foco é continuar evoluindo meu condicionamento físico para as próximas competições”.
Apoios
Da iniciação, inclusão ao alto rendimento e agradecemos ao apoio da ASAPREV, IFC, Vida Ativa Natação, MFC Academia, Instituto Dauer/Anasol, FMEBC, Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos.
Gévelyn explicou que alguns desses apoiadores cedem serviços, locais de treinamento, projetos esportivos para apoio a eventos/competições.
“Ainda necessitamos de apoio e patrocinadores para os eventos futuros como fases nacionais, Campeonato Brasileiro de Atletismo, Natação, Tênis e Handebol Cadeira de Rodas. Quem quiser nos apoiar pode entrar em contato pelo Instagram @icedparalimpico ou mesmo doações PIX 23.964.641/0001-61.
Resultado Atletismo
Sandro Ribeiro F54
L.disco 🥈
A.peso 🥇
Allan Simão F54
A.peso🥈
L.dardo🥈
Marcelo Ferraz F53
L.dardo🥈
A.peso🥇
Maryele Cardoso F44
L.disco 🥇
A.peso 🥇
Simone Bento F33
A.peso🥇
L.dardo 🥇
Dorli Campestrini F57
L.dardo 🥇
A.peso 🥈
Arlindo Naduck T46
5000m🥇
1500m 🥇
Thiago Cabanha T37
100m🥉
200m 🥉
Gévelyn Almeida F55
L.disco 🥇
L.dardo🥇
A.peso🥇
Fábio Vacari T53
100m 🥇
400m🥇
200m 🥇
Rafaela Krol Carraro T54
100m 🥇
1500m 🥇
400mM 🥇
Resultado Natação
Allan Hubner Julio S6/SB5
100m livre 🥇
50m livre🥇
100m peito🥇
Lenir Maciel S6
100m costas