Um homem foi preso em flagrante, na noite de sábado (26), após ser flagrado disputando uma corrida na Avenida do Estado, em Balneário Camboriú.
Segundo a BC Trânsito, guardas em rondas, flagraram dois veículos em alta velocidade, disputando corrida, sendo eles um VW/Golf e um VW/Jetta.
Foi dada ordem de parada, porém os agentes de trânsito conseguiram abordar somente o VW/Golf. O motorista do Jetta fugiu sentido Itajaí, mas foi identificado pela placa para posterior registro do auto de infração de trânsito.
O condutor do VW/Golf foi submetido ao teste do bafômetro, que acusou 0,00Mg/l (não estava bêbado), sendo registrado o caso como disputa de corrida e o veículo foi removido ao pátio.
O secretário de Segurança de Balneário Camboriú, Evaldo Hoffmann, disse em recente entrevista ao Página 3 que tanto racha quanto manobras perigosas (borrachão, empinar moto, etc.) são considerados crimes de trânsito.
“No caso do racha, entra no Artigo 308, que estabelece que participar, na direção de veículo em via pública de disputa/corrida, o vulgo racha, trata-se de crime de trânsito – a pena, em caso de flagrante, é de detenção de 6 meses a 3 anos, mais a multa (R$ 2.934,70, a multa mais alta de circulação) e cabe a suspensão da CNH. Vale lembrar que tanto no caso de manobras perigosas como no racha, o veículo também é apreendido”, informou o secretário.
Ainda há agravantes – se o motorista está praticando racha e resultar em lesão corporal grave, sobe para detenção de 3 a 6 anos e se resultar na morte de alguém, a reclusão é de 5 a 10 anos.