- Publicidade -
- Publicidade -
19.7 C
Balneário Camboriú

Grupo Aiapá apresenta espetáculo de dança gratuito na Casa da Cultura Dide Brandão em Itajaí

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Luciano Huck esteve em Camboriú nesta segunda-feira

O apresentador Luciano Huck esteve em Camboriú, nesta segunda-feira (5), gravando para o programa Domingão com Huck, da Rede...

Balneário Camboriú será novo porto de embarque para roteiros da MSC Cruzeiros pela América do Sul 

A MSC Cruzeiros anunciou nesta terça-feira (6) Balneário Camboriú como novo porto de embarque para roteiros pela América do...

Balneário Camboriú ganha programação especial para celebrar lançamento do Senna Tower

No próximo dia 10 de maio (sábado) acontecerá o lançamento do prédio que será o maior residencial do mundo,...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O espetáculo ‘Estéreo’ será apresentado no sábado (10), às 18h30, na Casa de Cultura Dide Brandão, com entrada gratuita. A pré estreia será na sexta-feira (9), com quatro sessões exclusivas para alunos da rede pública de ensino da Escola Victor Meirelles, também na Casa da Cultura Dide Brandão.

A obra ‘Estéreo’ se volta para ecologias e culturas populares latino-americanas que estão presentes neste trabalho como uma forma de entrelaçamento da linguagem da sonoplastia, o movimento e suas adaptações no contexto geográfico que foram pesquisadas pelos intérpretes criadores.

O espetáculo de dança e música ao vivo é resultado de dois anos de pesquisa em meio a laboratórios de improvisação, criações de instrumentos não convencionais com materiais reutilizados e pesquisa de culturas populares brasileiras que articulam dança e música de forma intrínseca.

No palco, a performance da bailarina Maria Schwatz e do músico Matheus Bellini representará toda a criação fruto das experimentações vivenciadas na pesquisa, aliadas à importantes colaborações de artistas fundamentais para o resultado desta obra.

Na preparação corporal e coreografia, a artista Flor Carrizo, mulher indígena inserida nas linguagens de danças contemporâneas, moderna e afro-indígenas, trazendo sua cultura, onde dança e música se praticam juntas.

A ambientalista, designer e artista plástica Nara Guichon, teve importante contribuição na criação do ambiente por onde o espetáculo irá se configurar, através da construção do figurino da bailarina e elementos cênicos, utilizando redes de pesca descartadas pelas indústrias de Itajaí, fortalecendo o propósito do grupo Aiapá que cria seus instrumentos com objetos reutilizados.

Diego de Los Campos, artista visual, integrante do Grupo Cena 11, ajudou com seus conhecimentos técnicos sobre piezzo e arduíno, auxiliando na criação das instalações sonoras.

Finalizando as participações, Afonso da Luz, músico com surdez, com sua significativa colaboração criativa trazendo a acessibilidade ao espetáculo, sob a perspectiva de uma pessoa com surdez e sua vasta experiência na exploração de diferentes possibilidades de explorar a dança e a música dentro deste contexto, onde também é possível perceber e sentir o vibrar e ressoar do som produzido.

O Projeto foi contemplado pelo Edital municipal 006/2024, executado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), realizado pelo Ministério da Cultura e apoio da Prefeitura Municipal de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí.

Ficha Técnica:

  • Intérpretes-criadores: Maria Schwatz e Matheus Bellini
  • Preparação corporal e coreografia: Flor Carrizo Arte têxtil: Nara Guichon
  • Interlocução técnico/artístico: Diego de Los Campos Iluminação: Ana De Tofol Colaboração Criativa/Acessibilidade: Afonso da Luz Assessoria de Imprensa: Luciana Castilho
  • Produção Audiovisual: João Pedro Fritz e Débora Arimuja
- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas