A Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú lançou a campanha ‘Amor em Frasco’ para lembrar o Dia Mundial de Doação de Leite Humano (19 de maio), com o objetivo de incentivar o aleitamento materno, captar doadoras de leite e arrecadar frascos.
O número de doadoras em Balneário Camboriú está bastante reduzido. Balneário Camboriú não tem Banco de Leite, mas tem um Posto de Coleta de Leite Humano, vinculado ao Hospital Marieta, onde é feita a pasteurização, e todo o processo. 70% do leite enviado fica no Marieta e 30% do leite volta para Balneário Camboriú, que é o custo que teríamos de processamento.
Com a campanha lançada, foram criados pontos de coleta temporários de recipientes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), chamando assim a atenção para o tema.

“Este é um trabalho realizado anualmente em nosso Núcleo de Atenção à Mulher (NAM), mas aproveitamos maio, que é o mês do Dia das Mães e do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, para intensificarmos as ações no município”, disse a secretária de Saúde, Aline Leal.
Ela reforça a importância do aleitamento materno, a alimentação mais completa para os bebês até o sexto mês de vida.
“Por meio do leite materno, a criança recebe todos os nutrientes e anticorpos necessários. Por isso a importância da campanha, uma forma de orientar não só as mães, mas a comunidade em geral”, afirmou.

Campanha: como ajudar
O coordenador do NAM, Matheus da Cunha Paris, disse que o núcleo oferece todo o suporte para as mães.
“Temos consultas tanto para ensinar e orientar sobre como amamentar, quanto para auxiliar as mães que possuem dificuldade na amamentação”, ressaltou.
Quem quiser contribuir com a campanha, pode levar os frascos até a UBS mais próxima de sua residência.
Eles precisam estar limpos e serem de vidro, com tampa de plástico ou sem tampa, como potes de café ou conserva.
As lactantes que querem doar leite materno a orientação é entrar em contato com a equipe do NAM ou da sua própria UBS de referência e manifestar a intenção.
É agendada uma data e uma técnica vai até a residência para orientar o processo de extração e armazenamento do leite.
O material coletado é encaminhado ao Banco de Leite do Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, e para o Hospital Municipal Ruth Cardoso.
O NAM fica localizado na Rua México, ao lado do nº 875, no Bairro das Nações. O atendimento no local acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O contato pode ser feito pelo telefone (47) 3261-6218 ou pelo WhatsApp (47) 9 9286-9927.