O Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres, da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família vai iniciar uma campanha de prevenção e conscientização sobre assédio moral, assédio sexual e importunação sexual no ambiente de trabalho, na quinta-feira (10), às 18h, na Casa da Família.
O projeto piloto, com palestras, exposições e rodas de conversa, será apresentado em um encontro para os servidores da Secretaria de Assistência Social.
O secretário de Assistência Social, Mulher e Família, Omar Tomalih, explicou que o objetivo é levar esta campanha inédita para todas as secretarias municipais.
“Estamos dando um passo importante para transformar o ambiente de trabalho em um espaço mais seguro e respeitoso”, disse Tomalih.
A diretora do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres, Anna Nienkötter, disse que a campanha quer alcançar mulheres e homens.
“Falar sobre assédio é uma forma de prevenir, educar e transformar. Precisamos construir espaços de trabalho seguros para todos, onde o diálogo e o acolhimento sejam prioridade, e nenhuma forma de violência seja tolerada”, afirmou.
Para o lançamento da campanha, foi convidado o advogado criminal Felipe Dani, que abordará o tema.
“É fundamental reconhecer que o assédio, em qualquer forma, não é parte da cultura organizacional e não pode ser naturalizado. O respeito à dignidade da pessoa humana é princípio basilar do Estado Democrático de Direito, e fazer valer esse direito é o primeiro passo para ambientes mais saudáveis, justos e produtivos. A conscientização é uma ferramenta de transformação”, disse o advogado.