- Publicidade -
- Publicidade -
20.9 C
Balneário Camboriú
8 julho, 2025, 16:03

Procon orienta para golpe de delivery de sushi, via anúncio no Instagram

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O diretor do Procon de Balneário Camboriú, Bruno Costa está orientando a população sobre um golpe que vitimou moradores da cidade, no domingo (6), através de anúncios na rede social Instagram. Um delivery de sushi (acesse aqui) anunciou promoção em rodízio, mas ao fazer o PIX não havia mais informações e a entrega não aconteceu. Supostamente, a empresa falsa está dando golpe a nível nacional. 

Bruno explica que esse tipo de situação não se enquadra em um plano de relação de consumo e sim como estelionato e o consumidor deve buscar a via criminal e fazer um boletim de ocorrência. 

“E, eventualmente, se tiver interesse, ingressar judicialmente. A dificuldade vai ser identificar quem foi o golpista em si, até porque depois esse dinheiro vai muito provavelmente em contas de laranja, mas essa é a orientação”, diz.

Instagram e site do delivery seguem ativos e são falsos: Procon orienta para golpe, que se trata de um estelionato (Reprodução)

O diretor comenta que o primeiro ponto é a pessoa suspeitar – na tal promoção do falso delivery de sushi, foram anunciados dois rodízios por R$ 79,90, um valor bem abaixo do mercado. 

Bruno também cita o golpe do posto Ipiranga, onde pessoas que fingiam ser da Ipiranga, anunciavam vouchers de desconto para encher o tanque. 

“Por exemplo, paga R$ 50 num voucher e poderia encher o tanque. Mas na verdade não era a Ipiranga que estava fazendo isso, e sim um terceiro fingindo ser, e nesse tipo de caso não é relação de consumo, porque é um golpe criminal, estelionato, então a orientação para esse tipo de golpe, como esse do sushi, é buscar através da delegacia de polícia fazer um boletim de ocorrência e as possíveis medidas judiciais depois para poder reaver esses valores”, acrescenta.

Bruno disse que antes de comprar online, as pessoas precisam pesquisar e duvidar se não for possível achar detalhes de contato ou endereço físico. 

- Continue lendo após o anúncio -

No caso do sushi, havia muitas denúncias via Reclame Aqui, plataforma onde é possível denunciar golpes online ou atendimentos negativos. 

“A dica principal é duvidar. Duvidou, achou alguma coisa fora do comum, já começa a investigar por onde está acontecendo essa divulgação, esses patrocinados que são no Instagram, e evitar comprar em site terceiro. É possível ter golpe pelo iFood, mas é uma chance ínfima comparado a comprar em site de terceiro, como foi o caso desse sushi. É um caso que aconteceu especificamente, mas são tantos outros que podem acontecer, então se a pessoa seguir essa linha de raciocínio, de desconfiar e pesquisar, vai evitar muitos problemas para si mesma”, completa.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas