A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) conquistou pelo segundo ano consecutivo o selo Prata do Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG). Conduzido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o programa verifica e qualifica as instituições que monitoram e publicam o inventário das emissões de gases de efeito estufa (GEE) geradas em suas atividades.
O inventário completo, sistematizando informações sobre emissões diretas e indiretas de CO2e, contempla dados coletados nas unidades operacionais de todos os campi da Univali durante o ano de 2024.
Os relatórios são publicados no Registro Público de Emissões (RPE), plataforma pioneira no país para divulgação de forma transparente, rápida e simples dos inventários corporativos de emissões de GEE das organizações participantes do programa. Maior base de inventários organizacionais públicos da América Latina, o RPE conta com mais de 4 mil inventários.
A engenheira ambiental, Francine Wendt disse que a adesão da Univali ao PBGHG é uma iniciativa que propicia a integração de boas práticas ambientais, sociais e de governança. O monitoramento das emissões ao longo do tempo permite o estabelecimento de metas e indicadores, bem como a implementação de processos de melhoria interna para redução de emissões, economia de recursos e aumento da eficiência.
“Receber novamente o selo Prata nos incentiva a buscar a melhoria contínua dos processos e amplia a nossa responsabilidade com a sustentabilidade em nossas atividades operacionais”, afirma.

]O PBGHG foi criado em 2008 para adaptar o método GHG Protocol ao contexto brasileiro no desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa.
O principal objetivo é estimular a cultura corporativa de inventário de emissões de GEE no país, proporcionando aos participantes acesso a instrumentos e padrões de qualidade internacional.
O evento anual para a publicação dos inventários e encerramento do ciclo será realizado nos dias 5 e 6 de agosto, em São Paulo.
Fonte: Comunicação/Univali

