Desde fevereiro, quando a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú realizou o primeiro Dia D deste ano, mais de 20 mil atendimentos foram registrados.
A secretária da Saúde, Aline Leal, espera um bom movimento neste sábado, porque o serviço tem por objetivo alcançar maior número de pessoas.
“Este será o sétimo Dia D e com ele queremos garantir à população o acesso aos serviços básicos de saúde”, disse.
O atendimento será das 8h às 17h, entre os serviços ofertados, estão testes rápidos, verificação de pressão e glicemia, consultas clínicas e de enfermagem (por meio de agendamentos), exames preventivos, assistência odontológica, fisioterapia e vacinas.
É uma oportunidade de atualizar o esquema vacinal e também imunizar contra Influenza, Covid e sarampo.
Por orientação da Saúde do Estado, a Vigilância Epidemiológica iniciou esta semana uma campanha de busca ativa de não vacinados contra o sarampo, indo aplicar a vacina em profissionais da Secretaria de Turismo e da Secretaria de Segurança, porque lidam diretamente com turistas.
Outras buscas ativas estão programadas, mas a população pode imunizar em todos os postos também.
Neste sábado, as farmácias municipais também estarão abertas. A Farmácia Oeste, que fica anexa à UBS do Bairro dos Municípios, atenderá das 8h às 17h; a Farmácia Central (Quarta Avenida, nº 1300) e a Farmácia Sul (Rua João Francisco Vitor, nº 40) estarão abertas durante a manhã, das 7h às 13h.
Além dos serviços de saúde, os pacientes podem aproveitar o Dia D para realizar ou atualizar o cadastro junto à UBS de referência, basta apresentar um documento com foto e o comprovante de residência.
Devido à obra de reforma, a UBS do Bairro Vila Real não irá participar da ação. Os pacientes desta unidade poderão buscar atendimento na UBS Municípios.
Campanhas também
Nesta edição, o Dia D terá como temas Agosto Dourado e Agosto Lilás com palestras e orientações sobre a importância do aleitamento materno e também sobre o combate à violência contra a mulher.
Além disso, o Dia D do mês de agosto será focado na Puericultura, que é o acompanhamento médico periódico de crianças e adolescentes.

