A Fundação Cultural de Balneário Camboriú confirmou que o projeto da Vila do Artesanato da Praia de Laranjeiras está em fase final de desenvolvimento e deve ter o primeiro módulo instalado antes da temporada de verão.
A informação é do diretor de Artes da Fundação Cultural, Ed Júnior, que destacou que a proposta vem sendo construída em parceria com os empresários locais e com os próprios artesãos.
Segundo Ed, o diálogo com os representantes da comunidade e do setor turístico ocorre desde o início do ano, com o objetivo de criar “um espaço digno tanto para os artesãos quanto para a própria praia”.
“A situação atual se tornou inadmissível. Desde o começo do ano estamos trabalhando com os empresários e com os artesãos para entregar uma solução definitiva e qualificada. Ainda neste ano será entregue o projeto-piloto, que prevê dois módulos, e o primeiro deles será instalado agora para esta temporada”, afirmou.
O primeiro módulo atenderá dois artesãos e servirá como protótipo da futura Vila do Artesanato, que deverá reunir os trabalhadores em estruturas padronizadas, adequadas e integradas.
Vila do Artesanato é reivindicação antiga

A criação do espaço é reivindicada há anos pelos artesãos de Laranjeiras, que enfrentam condições precárias de trabalho desde o início das obras de revitalização da orla. Em fevereiro de 2024, quando ainda era vereadora, a atual prefeita Juliana Pavan já havia defendido publicamente a necessidade de uma estrutura permanente e organizada para o grupo.
Na época, Juliana visitou os artesãos e alertou para os riscos enfrentados no local, como falta de pavimentação, poeira, alagamentos e insegurança.
“É inadmissível que trabalhadores que ajudam a movimentar o turismo e a economia local estejam nessas condições”, disse na época.
Com o projeto agora encaminhado, a administração municipal busca corrigir uma antiga demanda da comunidade e garantir que a nova Vila do Artesanato una valorização cultural, melhoria das condições de trabalho e preservação da identidade histórica de Laranjeiras, uma das regiões mais visitadas de Balneário Camboriú.

