Primeiro embarque em navio de cruzeiro nesta segunda-feira no Atracadouro Barra Sul em Balneário Camboriú

- Publicidade -
- Publicidade -

Univali abre 14 novos cursos em 2027 com graduações inéditas no litoral catarinense

O Campus Balneário Camboriú terá oito das novas graduações, entre elas, Medicina Veterinária

Esporte criado em Balneário Camboriú terá estreia de circuito nacional na Praia Central

Primeira etapa de beach pickleball está prevista para 10 de outubro, na altura da Rua 2600. Cidade deve receber as três disputas de 2026

12 empresas querem testar projetos em Balneário Camboriú por programa de inovação

Ao total, 12 empresas de cinco estados apresentaram propostas para testar novas soluções em Balneário Camboriú pelo Sandbox Regulatório...

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O Terminal Portuário Atracadouro Barra Sul fará o primeiro embarque de passageiros em Balneário Camboriú na segunda-feira (26). Esta será a primeira de nove escalas que terão embarques e desembarques de passageiros em Balneário Camboriú, um momento histórico. 

Os embarques que partirão de Balneário Camboriú serão feitos no navio MSC Preziosa com destino a Punta Del Este, no Uruguai. 

De Punta Del Este, o navio irá para Buenos Aires e após para Santos (SP), retornando a Balneário Camboriú para desembarque e novo embarque. Esta será a rota do MSC Preziosa.

A diretora do Terminal Portuário Atracadouro Barra Sul, Juliana Tedesco disse que Balneário Camboriú subiu a um novo patamar no setor de cruzeiros. 

“Passamos agora a ser um “home porte”, fazendo a operação de embarque e desembarque na cidade, ao invés de sermos apenas um terminal de passageiros em trânsito.  Esse avanço irá fomentar toda a economia da cidade e da região, já que muitas pessoas virão de fora para fazer seu embarque aqui, o que impacta a hotelaria e o comércio em geral”, explica. 

Juliana segue dizendo que para garantir essa conquista, foram feitos investimentos na ordem de R$ 6 milhões somente nesta ampliação da infraestrutura, com uma área nova para check-in e check-out, e também para a migração dos passageiros, já  que serão destinos no Uruguai e na Argentina. 

“Fizemos, também, uma nova área para recebimento das bagagens, onde elas serão escaneadas antes de serem carregadas no navio, respeitando as normativas e legislações dos órgão interveniente. Foi um avanço para nós e para cidade, e uma conquista importante para o turismo de Santa Catarina. Por isso estamos muito entusiasmados e motivados com o início dos embarques”, completa Juliana Tedesco. 

- Continue lendo após o anúncio -

O embarque e desembarque no Terminal Portuário Atracadouro Barra Sul se tornou possível a partir do momento em que Balneário Camboriú conquistou a posição de ser a primeira Instalação Portuária de Turismo (IPTUR) alfandegada do país. 

A conquista ocorreu em março de 2025, quando o Terminal Portuário Atracadouro Barra Sul foi autorizado a receber cruzeiros internacionais com alfandegamento local, permitindo o embarque e desembarque de passageiros vindos do exterior, com controle aduaneiro. 

A conquista tornou o Terminal Portuário Atracadouro Barra Sul um ponto estratégico para o turismo marítimo de Santa Catarina, fortalecendo a economia local e atraindo ainda mais visitantes. 

Os investimentos feitos vão desde salas de operação para órgãos federais, scanners e demais equipamentos até equipe tecnicamente preparada para digitação de passaportes e treinada para o atendimento de alfandegamento.

O secretário de Turismo, Evandro Neiva, disse que o embarque e desembarque em Balneário Camboriú é significativo para a economia local, uma vez que os passageiros se deslocam para a cidade e consomem os mais diferentes serviços. 

“Com o embarque, temos uma permanência maior dos visitantes, que em razão de precisar estar com antecedência na cidade, eventualmente acessam hotéis, lojas, restaurantes, etc. Dessa maneira, toda a cadeia turística é impulsionada e o gasto médio por passageiro é maior do que aquele cruzeirista que está apenas de passagem”, disse. 

- Continue lendo após o anúncio -

Temporada de Cruzeiros 

A temporada de cruzeiros 2025/2026 iniciou em 13 de novembro, com encerramento previsto para 2 de abril. A expectativa é receber mais de 160 mil passageiros no período, que conta com 46 escalas.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas