Escolas de Balneário Camboriú terão que trocar sirenes e sinos por músicas e sinais luminosos

- Publicidade -
- Publicidade -

Suçuarana completa 10 anos com proposta de nova sede em Balneário Camboriú

Projeto prevê concessão de terreno próximo ao Parque Raimundo Malta. Área atual dos escoteiros deverá receber sede do Ministério Público

Prefeita anuncia pagamento de retroativo da insalubridade a servidores da saúde de Balneário Camboriú

Primeira das dez parcelas será paga nesta quarta-feira (30), junto ao salário de setembro, segundo a prefeita, que reassume o cargo após um breve período de descanso

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Três projetos foram aprovados na sessão da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú de quarta-feira (25), incluindo o do vereador Kaká Fernandes, que trata da substituição de sirenes e sinos por músicas e sinais luminosos em benefício de autistas.

Projetos aprovados

O primeiro deles foi o Projeto de Lei Ordinária 21/2025, do vereador Kaká Fernandes (PL), que determina a substituição de sirenes e sinos por músicas e sinais luminosos nas instituições de ensino públicas e privadas de Balneário Camboriú, para marcar os horários de entrada, saída e troca de aulas.

Imagem gerada por IA (DALL·E / OpenAI)

As músicas, de acordo com o projeto, deverão ser escolhidas de forma a proporcionar um ambiente acolhedor e adequado às necessidades de todos os alunos, com especial atenção para evitar sons ou ritmos que possam causar desconforto sensorial, e os sinais luminosos deverão ser usados em sincronia com as músicas, para atender às necessidades dos alunos com deficiência auditiva.

 Ainda segundo o PLO, a medida visa atender alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), bem como outros transtornos e condições que podem ser exacerbados pelo uso de sirenes e sinos tradicionais.

Além do projeto foi aprovada a Emenda 01, também do vereador Kaká, que acrescenta a previsão de que a substituição das sirenes e sinos ocorra de forma gradual, principalmente quando houver reformas nas instituições de ensino, e que o novo sistema seja adotado nas construções de novas unidades.

- Continue lendo após o anúncio -

O projeto e a emenda foram aprovados com 13 votos favoráveis, e o PLO segue em tramitação no Legislativo para deliberação da redação final.

Utilidade pública

O segundo a ir à votação foi o Projeto de Lei Ordinária 278/2025, da vereadora Ciça Müller (PDT), que declara de utilidade pública municipal a Associação SIRIUSER.

A instituição sem fins lucrativos, segundo a justificativa do PLO, foi fundada em 2023, e desenvolve atividades voltadas à promoção da saúde física e psicoemocional da mulher gestante, bem como à proteção da maternidade, da infância e da família.

O projeto foi aprovado com 12 votos favoráveis e uma abstenção, e segue para sanção da prefeita.

Indenização de área para o trecho 03 da Martin Luther

Por fim, foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária 15/2026, do Poder Executivo, que autoriza a indenização de área de terra em favor de Zart Construtora e Incorporadora Eireli, destinada à criação do trecho 3 da Av. Martin Luther. O projeto recebeu 13 votos favoráveis, e segue para sanção da prefeita.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas